A palavra “vendas” é sinônimo de negócios para muitas pessoas. Para os vendedores, no entanto, trata-se de um processo de prospecção outbound que precisa ser bem estudado e executado de forma correta para que os objetivos sejam alcançados.
Existem basicamente dois tipos de vendas: inbound e outbound. Cada uma tem suas peculiaridades e requer estratégias diferentes para ser bem-sucedida. Neste artigo, vamos falar sobre as vendas outbound, com elas você poderá montar um porfólio de vendas adequado para apresentar para futuros clientes.
O que são vendas outbound?
Como o próprio nome já diz, vendas outbound são aquelas realizadas fora da empresa. Ou seja, trata-se de um processo de prospecção de clientes, em que os vendedores buscam prospects para seus produtos ou serviços.
Para realizar vendas outbound de forma eficaz, é necessário conhecer bem o mercado em que a empresa atua, bem como os produtos ou serviços oferecidos. Os vendedores precisam se preparar para apresentar as soluções da empresa de uma forma atrativa para o cliente e descobrir suas necessidades.
A prospecção Outbound é bem tradicional dentro do marketing, mas as suas técnicas passam por constantes evoluções ao longo dos tempo! Esse tipo de estratégia é definido como uma prospecção ativa de clientes através da oferta dos produtos ou dos serviços oferecidos pela sua marca. Ou seja, a principal base dessa estratégia é a sua empresa correr atrás dos clientes.
O Outbound Marketing é bastante utilizado através da divulgação offline, por meio de televisão, rádio, jornais, revistas, cartazes em metrô ou ônibus, dentre outros métodos de propaganda que são tradicionais. Ele também pode ser feito por meio de telefonemas, com uma abordagem direta do vendedor ao cliente.
É importante destacar que as vendas outbound requerem um esforço extra dos vendedores, já que eles precisam procurar os clientes potenciais. A prospecção de clientes é um processo demorado e que exige dedicação. Por isso, os vendedores devem estar dispostos a investir o tempo necessário para realizá-la.
Para isso, o vendedor por optar por conseguir dados facilitados para realizar o seu processo de prospecção. Por exemplo, com uma lista de empresas b2b no Brasil, o vendedor tem acesso de uma forma rápida e fácil a contatos qualificados para realizar mailing segmentado.
Como fazer vendas outbound?
Alguns especialistas gostam de afirmar que a prospecção Outbound caíram em desuso e não funcionam mais por conta do Inbound. Porém, engano deles! Cada vez que é aplicada, essa vertente se prova bastante eficaz e funciona tanto para a geração de leads qualificados como, também, para a prospecção de clientes e posterior venda do produto.
A prospecção ativa se torna bastante prática e ágil quando o empreendedor tem em mente qual alvo deseja acertar. Essa abordagem não só garante mais chances de se promover uma boa prospecção, como também faz com o cliente passe pelo processo de vendas de forma mais rápida.
Bom, de forma resumida: nas técnicas de prospecção outbound você irá atingir diretamente o cliente-alvo de sua campanha por meio de estratégias diferentes, que podem variar desde propagandas voltadas para ele até ao contato direto com o vendedor.
Uma prospecção ativa é a melhor forma de otimizar o processo e garantir que haja um maior número de vendas! Embarque nessa com a gente e garanta uma boa geração de leads qualificados e conversão em clientes para o seu negócio, venha com a gente para o sucesso!
Para fazer vendas outbound, os vendedores devem seguir alguns passos:
Conhecer bem o mercado
É importante que os vendedores tenham um conhecimento profundo do mercado em que a empresa atua. É necessário estudar as características do mercado, os concorrentes e as necessidades do consumidor.
Conhecer os produtos e serviços
É tão importante conhecer o mercado quanto os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Os vendedores devem saber como os produtos podem solucionar os problemas do cliente e apresentá-los de uma forma atrativa.
Desenvolver uma estratégia de prospecção
A prospecção de clientes é um processo demorado e que exige dedicação. Os vendedores devem estar dispostos a investir o tempo necessário para realizá-la.
A estratégia de prospecção deve levar em consideração o mercado em que a empresa atua, os produtos oferecidos e as necessidades do consumidor. Os vendedores devem identificar os clientes potenciais, entrar em contato com eles e apresentar as soluções da empresa.
Preparar-se para as negociações
É importante que os vendedores estejam preparados para as negociações. Eles devem ter uma boa noção dos preços dos produtos e estar dispostos a negociar.
Manter contato com os clientes
Os vendedores devem manter contato com os clientes após a venda. É importante que eles se mantenham informados sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa e estejam dispostos a ajudá-los de forma caso surjam problemas. Para isso, o fundamental é humanizar o seu processo de atendimento.
Conhecer bem o mercado, os produtos e serviços oferecidos, a estratégia de prospecção e se preparar para as negociações são os principais requisitos para fazer vendas outbound de forma eficaz. Os vendedores devem estar dispostos a investir o tempo necessário para realizar estes passos.
Assim, quando optar pelo produto, você pode validar rapidamente a carta de orçamento de orçamento para cliente, tornando o mercado b2b ágil para negócios.