Vacina e viagem são duas palavras que você tem que saber combinar quando vai embarcar numa aventura. Com efeito, em certos casos, a vacina condiciona a entrada em determinado território e em outros, pode ser recomendada pelas organizações internacionais de saúde.
É por isso que para preparar a viagem da melhor forma possível, é aconselhável informar-se com antecedência sobre a situação do país e as possíveis vacinas necessárias para lá ir nas melhores condições, hoje em dia, as vacinas são tão importantes quanto a preocupação com sua mala extraviada.
Vai viajar? Veja quais são as vacinas obrigatórias e recomendadas!
Hoje, diante da pandemia do Covid-19, surgem novas questões sobre a vacinação, a saber: a vacina Covid-19 se tornará obrigatória para viagens? Será emitido um passaporte de vacinação? Fazemos um balanço aqui das vacinas a serem realizadas durante uma viagem.
O calendário de vacinação
Você está planejando uma viagem? Esta é uma oportunidade para verificar se suas vacinas estão em dia. De fato, embora certas doenças tenham sido erradicadas, elas podem estar presentes em outros países. Portanto, certifique-se de pesquisar sobre o país de destino.
Não poderia ser mais fácil. Basta consultar o seu prontuário de saúde. Se não estiver atualizado, seu médico provavelmente poderá aconselhá-lo, e leve sempre com você, de preferência em formato digital, afinal você pode ter sua bagagem extraviada.
Vacinas necessárias para viajar
Além das vacinas do calendário de vacinação francês, também existem vacinas a serem realizadas ao viajar para determinados países. Dependendo do risco sanitário do país visitado, existem dois tipos de vacinas:
Vacinas recomendadas
Como o próprio nome sugere, são recomendados por organizações internacionais de saúde para proteger contra doenças infecciosas que possam ocorrer no país visitado. A critério do viajante, sua administração pode depender do seu estado de saúde (idade, predisposições médicas, etc.) tropicais ou florestais, itinerantes ou em regiões isoladas e etc).
Você não quer se ver na situação de ter sua mala extraviada e somado a isso, não ter as vacinas recomendadas ou como comprovar que já tomou as vacinas.
Em ambos os casos, siga o conselho do seu médico de família. As vacinas recomendadas incluem a vacina contra encefalite japonesa, encefalite transmitida por carrapatos, febre tifóide, doença meningocócica invasiva, hepatite A e B, raiva, gripe sazonal e Covid-19.
Vacinas obrigatórias
A vacina contra a febre amarela é tão importante quanto outras vacinas e é a única exigida pelas regulamentações internacionais de saúde. Recomendada para viagens em certas áreas tropicais da África e América do Sul, esta vacina é obrigatória em alguns países africanos que a apresentam como condição de entrada no território.
Altamente monitorada, esta vacina deve ser realizada em um centro de vacinação autorizado que dá a cada pessoa vacinada um certificado internacional de vacinação válido por 10 anos.
A vacina Covid-19 é obrigatória para viagens?
Sim, atualmente a vacina Covid-19 é obrigatória para viagens internacionais para vários países.
O que você precisa saber:
- Certifique-se de estar em dia com suas vacinas contra a COVID-19 antes de viajar internacionalmente.
- Verifique a situação da COVID-19 do seu destino e os requisitos de viagem antes de viajar. Os países podem ter seus próprios requisitos de entrada e saída.
- Quando você viaja de avião, é necessário apresentar um resultado negativo do teste COVID-19 ou documentação de recuperação do COVID-19 antes de embarcar no voo, então o leve com você.
- O uso de uma máscara cobrindo o nariz e a boca é recomendado em áreas internas de transporte público (incluindo aviões) e em áreas internas nos centros de transporte (incluindo aeroportos), imagine deixar a máscara na sua bagagem e ter sua mala extraviada? Portanto leve sua máscara consigo numa mala de mão ou numa bolsa.
Vacinado ou não contra a Covid-19, é aconselhável acompanhar as notícias sobre a Covid-19 de fontes oficiais e respeitar as instruções sanitárias do país visitado.
A comprovação da vacina é obrigatória para a maioria dos viajantes brasileiros. Viajantes de todas as idades devem verificar com sua companhia aérea com bastante antecedência da viagem se serão obrigados a apresentar comprovante de status de vacina (leve-o sempre com você.
Os regulamentos de viagem da COVID-19 mudam com frequência e, às vezes, sem aviso prévio, como uma bagagem extraviada. O Governo do Brasil atualizou suas exigências de vacinação para crianças após nossa mensagem MASCOT de 18 de fevereiro e, a partir de 22 de fevereiro, retornou a idade mínima para apresentar comprovante de vacinação para os 12 anos de idade.
Verifique com sua companhia aérea e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) os requisitos de viagem mais recentes antes de viajar, mais importante que conferir se você teve sua bagagem extraviada. Para mais informações, você também pode encontrar links para embaixadas brasileiras em todo o mundo na página do Ministério das Relações Exteriores do Brasil .
Embora os requisitos de vacinação contra COVID-19 do Brasil possam mudar, o CDC recomenda que os cidadãos elegíveis para vacinação não viajem internacionalmente até que estejam totalmente vacinados. O Conselho de Viagens está atualmente no Nível 4: Não Viaje devido ao COVID-19.
Ter mala extraviada é uma dor de cabeça sem fim, mas o site da ResolVoo tem uma missão de buscar seus direitos no momento que algo der errado com sua viagem, como uma bagagem extraviada na viagem ou o extravio de bagagem no aeroporto. Não é justo que você saia no prejuízo por algo que não é sua culpa. Acesse nosso site e confira.