O mercado de marketing nunca foi tão necessário quanto nos dias atuais, com diversos profissionais empenhados em realizar as melhores campanhas possíveis, para diferentes clientes. Com tanta exposição na internet, é normal que as empresas queiram ter a melhor aparência para conquistar clientes e, da mesma forma, as melhores atitudes para tentar solucionar problemas dos clientes que não foram tão positivamente agradados.
Todo esse contato com o cliente pode ser trabalho para uma equipe de marketing competente, e um bom profissional de marketing, sem dúvidas, é aquele que entende de pessoas. Para ganhar esse aprendizado, o profissional precisa estar atento a muitos pontos do comportamento humano, observando para sempre tirar uma lição proveitosa de cada momento.
Ainda que nem todos tenham se dado conta, uma área que pode proporcionar muitos insights interessantes para os profissionais de marketing é a indústria de jogos, que tem alguns pontos que não podem ser deixados de lado quando o assunto é “conquistar o público”.
Por que o mercado dos jogos só cresce?
Por que um jogo consegue tantos adeptos? Por que pessoas passam dias inteiros jogando jogos de estratégia apenas para descobrir um enigma para passar de uma fase, sem ficarem minimamente entediadas? Por que pessoas jogam o mesmo jogo infinitas vezes, mesmo após terem passado todas as fases? Essas são perguntas interessantes para se pensar quando o assunto é a fidelização de clientes, afinal de contas, o público dos jogos é um dos mais fiéis do mercado.
Para qualquer empresa, ter em mente como modelo a indústria de jogos pode ajudar no que diz respeito à conquista dos clientes, já que há alguns pontos praticados por essa indústria que podem e devem ser repetidos pelos demais setores como “cases de sucesso”. Acompanhe alguns deles logo abaixo!
Não subestimar o público
Um dos principais pontos que podem ser aprendidos com o setor de jogos é a apreciação e a valorização do público. Os jogadores não gostam de ser “passados para trás” e por isso a indústria dos jogos precisa realizar muitos testes antes de lançar as versões no mercado — para garantir que não haja inconsistências ou falhas grosseiras que podem impactar a opinião do público. Da mesma forma, outras empresas precisam aprender a pensar como os usuários pensam, e não apenas como vendedores.
Principalmente com o desenvolvimento da internet e de novas conexões rápidas, como o 5G que acaba lançando outras tendências no mercado, fica cada vez mais fácil para os usuários fazerem pesquisas detalhadas na internet sobre um produto, encontrarem opiniões de outros clientes etc. Desta forma, pensar sempre que o público é bem-informado pode poupar alguns constrangimentos futuros que seriam dores de cabeça!
Aceitar feedbacks
Outra grande lição que pode ser aprendida através das empresas de jogos é: aceite feedback e conheça o seu público. Hoje em dia já há muitas ferramentas que promovem análise de dados avançada e ajudam, por exemplo, as marcas na elaboração de conteúdo para que estes sejam bem direcionados.
No entanto, é igualmente importante deixar um espaço para que o público também possa enviar feedback quando surgirem imprevistos ou dúvidas relativas aos serviços oferecidos. Além disso, é importante monitorar o público-alvo nas redes sociais, por exemplo. A indústria de jogos está em constante aperfeiçoamento para oferecer exatamente o que os jogadores querem, e esta prática deve ser considerada também por outras empresas.
Apostar na identidade visual
Um jogo feio não conquistaria os jogadores, certo? Então por que um produto ou serviço feio poderia conquistar? Apostar no bom design de uma plataforma, com uma excelente identidade visual, que seja agradável e consistente, pode fazer mais diferença do que as pessoas imaginam.
Que atire a primeira pedra quem nunca abriu um site para adquirir algum produto ou serviço e simplesmente fechou o navegador apenas por questões estéticas — que muitas vezes influenciam até mesmo na confiança que a empresa transmite ao público.
Investir no visual não é apenas um capricho, pelo contrário, pode ser a parte principal de um negócio. Principalmente hoje em dia, já que boa parte do contato do público com uma empresa pode começar apenas no mundo virtual, é importante que seja “amor à primeira vista”.
Pensar a longo prazo
Um jogo dificilmente possui uma única versão. Isso porque a indústria dos jogos sabe que, ao conquistar um cliente, ele pode querer mais opções, com novas funcionalidades, novos gráficos etc. Por isso, todas as demais empresas do mercado também podem adotar a prática de pensar a longo prazo, mesmo que no início os serviços oferecidos não façam parte da “versão completa”.
Não tem mal nenhum lançar uma empresa com serviços reduzidos, desde que um escopo do que virá a longo prazo esteja bem definido. Ter uma meta grande em mente vai ajudar a liderança a se manter focada, o que igualmente transmite o espírito de equipe para os demais funcionários. No fim das contas, todos saem ganhando.