Saiba quais informações sobre as criptomoedas são verdadeiras ou mitos e comece a investir com mais segurança
É comum novos investidores ficarem perdidos quando começam a entrar no universo das criptomoedas, que muitas vezes pode ser cercado por mistérios e desinformações que prejudicam os investimentos.
Muito disso acontece devido aos inúmeros conceitos que esse mercado possui, como order book ou o famoso halving do bitcoin.
Por isso, neste artigo, vamos desmascarar sete mitos comuns sobre o mercado de criptomoedas e mostrar a realidade por trás deles, para que você possa tomar decisões mais informadas e seguras.
1. Criptomoedas são extremamente voláteis
Sim, é verdade que as criptomoedas podem ser voláteis, mas isso não é algo exclusivo delas, pois a volatilidade é uma característica presente em qualquer mercado financeiro.
No caso das criptos, as variações de preço podem ser mais acentuadas, mas existem maneiras de dar uma segurada nesse risco.
Por exemplo, você pode investir em criptomoedas mais consolidadas ou em stablecoins, ligados a ativos mais estáveis. Então, mesmo com a volatilidade, dá para navegar nesse mercado com mais segurança.
2. Todas as transações em criptomoedas são anônimas
Muita gente acha que as transações em criptomoedas são totalmente anônimas, mas a realidade não é bem assim.
Apesar de não exigirem a identificação pessoal direta, todas as transações ficam registradas em um ledger público, conhecido como blockchain.
Isso quer dizer que, com as ferramentas certas, dá para rastrear e até associar essas transações a pessoas, especialmente em blockchains públicos, como o do Bitcoin. Então, mesmo sem um nome atrelado, o caminho das transações pode ser seguido.
3. Criptomoedas são uma bolha prestes a estourar
Desde que o Bitcoin surgiu, já houve gente declarando o “fim” das criptomoedas várias vezes.
Mesmo com as oscilações, esse mercado segue firme e forte, se reinventando e crescendo cada vez mais.
A ideia de que tudo isso é uma bolha prestes a estourar acaba ignorando toda a tecnologia e o aumento da adoção que dão suporte a essas moedas digitais. O mercado se adapta, e, até agora, está longe de chegar ao fim.
4. Investir em criptomoedas é puro jogo de azar
Outro mito comum é pensar que investir em criptomoedas é como jogar no cassino. Embora seja verdade que o mercado pode ser arriscado, isso não quer dizer que é tudo questão de sorte.
Com estudo e boa estratégia, dá para investir de forma informada ao usar ferramentas como o order book, que ajudam a entender o comportamento do mercado e a tomar decisões mais conscientes.
Então, não é só apostar e torcer, pois com conhecimento você pode fazer escolhas inteligentes.
5. Somente hackers e criminosos usam criptomoedas
A associação entre criptomoedas e atividades ilícitas ainda é forte, mas equivale a pensar que só porque algumas transações financeiras tradicionais são usadas para crimes, todo o sistema bancário é criminoso
Hoje, grandes empresas e até governos estão começando a adotar criptomoedas de forma legítima, demonstrando que elas têm um uso muito mais amplo e positivo.
6. As criptomoedas não têm valor real
Mitos como o de que as criptomoedas não têm valor intrínseco são disseminados pela forma como essas moedas virtuais são comparadas com moedas tradicionais.
No entanto, como afirmado, o valor de criptos inclui uma série de fatores, como a confiança na tecnologia blockchain, a escassez programada e a demanda.
Sendo um ativo, ela segue a lei da oferta e demanda de mercado. Embora não seja uma moeda distribuída fisicamente, elas têm valor real e são aceitas por um dinâmico mercado global.
7. O mercado de criptomoedas é totalmente desregulado
Embora as criptomoedas tenham nascido com a proposta de descentralização, isso não quer dizer que o mercado seja um faroeste sem regras.
Em vários países, o mercado de criptos já é regulamentado, e há um esforço mundial para criar diretrizes que protejam os investidores sem frear a inovação. Isso mostra que as criptomoedas estão, cada vez mais, se integrando ao sistema financeiro global, ganhando espaço de forma organizada e segura.