O Marketing de Performance se refere a um tipo de marketing voltado para a área digital, em que as ações têm o objetivo de analisar os resultados a partir de dados.
Dessa forma, esse tipo de ação é voltada para entender se os investimentos realizados nas mídias digitais estão trazendo retorno para sua empresa e traçar ações com um maior potencial de retorno.
Esses elementos podem ser percebidos em estratégias do Google Ads, assim como do Facebook e Instagram Ads, ou mesmo a partir de ferramentas de análises e métricas próprias do negócio.
Se você deseja entender como essa ação funciona na prática, assim como os conceitos ligados ao marketing de performance, acompanhe o post a seguir!
Entenda sobre o marketing de performance
O primeiro passo é entender o que é o marketing de performance. Por isso, iniciamos esse artigo buscando uma definição para o tema.
De modo geral esse tipo de marketing funciona como um anúncio, ou seja, como uma estratégia que participa das campanhas criadas em sua empresa.
Essa ação é focada em resultados, ou seja, é necessário ter um indicativo para a análise dos dados.
Um exemplo disso se dá quando sua empresa investe em Google Ads e ocorre o pagamento pelo anúncio exibido ao usuário, ou o anúncio que ele clicar, e posterior avaliação do retorno obtido.
As ações direcionadas para a performance têm como objetivo:
- Aumentar o número de visitas no site;
- Gerar tráfego;
- Aumentar o número de leads;
- Promover a melhora do número de vendas;
- Promover taxas de recompra.
Diante desses objetivos, é importante compreendermos também os motivos pelos quais sua empresa deve investir no marketing de performance. Confira!
Vale a pena investir no marketing de performance?
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre se vale a pena realizar o investimento em marketing de performance.
Por isso, neste artigo apresentaremos alguns benefícios desse recurso que visa agregar relevância ao negócio, assim como dados importantes para sua empresa, auxiliando-o a identificar se vale a pena aplicar a estratégia ao seu negócio.
Como as ações de marketing podem ser mensuradas, assim como testadas constantemente, sua empresa pode realizar ajustes em sua trajetória, assim que for necessário.
Com isso, as chances de sucesso são muito maiores. Acompanhe a lista de benefícios que separamos de forma mais detalhada a seguir!
- Possibilidade de mensurar os resultados
Se você entregar panfletos na rua ou anunciar em um canal de tv, quais são as formas de verificar a eficiência dessa ação? Como sua empresa saberá o número de pessoas que receberam esses materiais e quantas delas chegaram até o seu negócio?
A diferença entre o marketing digital e o realizado em ambiente offline é exatamente a possibilidade de conseguir obter os números exatos de rastreamento da campanha.
Isso faz com que possa analisar os resultados de cada anúncio e identificar os melhores canais, públicos e formatos de campanhas.
Mais ainda, a mensuração dos resultados faz com que ajustes sejam realizados ao longo do caminho, a ponto de obter uma melhora das atividades.
- Compreensão do comportamento e jornada de compra do cliente
A jornada de compra do cliente permite que sua empresa obtenha dados importantes sobre os interesses, comportamentos e os hábitos dos clientes.
Isso é essencial para que a tomada de decisão ocorra com mais precisão, melhorando a experiência do usuário.
- Acompanhamento das atividades em tempo real
Sua empresa terá a chance de monitorar a performance das ações em tempo real! Isso traz uma vantagem competitiva diante da concorrência.
Quando o desempenho da sua empresa em uma campanha digital não é satisfatória, os gestores podem fazer ajustes, redirecionando os recursos do marketing e otimizando a campanha em tempo hábil.
Mais ainda, essa ação ajuda a promover o aumento do reconhecimento da sua marca, assim como o engajamento com vídeos, fotos e conteúdo das redes sociais.
Estratégias com o marketing de performance
É importante compreender as estratégias utilizadas com o marketing de performance e uma ação que auxilia no devido posicionamento e alcance é o inbound marketing, voltado para o marketing de atração e que também permite esse acompanhamento – apesar de nem sempre envolver ações pagas.
Neste caso existe uma ampla produção de conteúdo, indo de fotos, vídeos, textos, blogs até podcasts.
Ao criar um conteúdo de qualidade, a empresa pode alcançar o público de forma orgânica e identificando exatamente os tópicos e formatos que mais se adequam ao público.
Além disso, de modo a otimizar ainda mais os resultados, ainda é possível realizar o investimento no Google Ads para impulsionar esses materiais nos mecanismos de busca, assim como nas redes sociais.
A criação de campanhas pagas é muito importante para gerar bons resultados no curto prazo, enquanto os materiais orgânicos constroem autoridade de longo prazo.
Por isso é muito importante conciliar ambos os formatos e estratégias, bem como colher adequadamente os dados de performance, identificando os conteúdos que serão mais efetivos quando patrocinados ou distribuídos de forma gratuita.
Além disso, para melhor desempenho, é importante definir as formas de medir as impressões, seja por impressão de resultados, cliques ou atividades de engajamento e de vendas.
Já em ações pagas, outro aspecto necessário é definir a forma de pagamento, se por clique ou impressão, afinal, o modelo de custo impacta diretamente nos resultados e performance da campanha, permitindo uma melhor visão do desempenho e das ações mais qualificadas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.