Se você se interessa por este mercado, veja algumas dicas para começar a investir
Em 2009 o mundo presenciou o surgimento da primeira moeda digital, o Bitcoin. A criptomoeda foi a responsável por desbravar um novo mercado financeiro, abrindo caminho para novas criptomoedas, chegando hoje a um mercado bastante sólido e estabelecido. O Bitcoin segue como a principal moeda do mercado, sendo a mais valorizada e a que concentra a maior quantidade de transações.
Esse mercado tem chamado a atenção dos investidores e também de muitas pessoas que ainda não investem mas desejam começar, haja visto o grande potencial de valorização que historicamente costumam apresentar. Se você deseja começar a investir neste importante mercado, veja algumas dicas simples:
Conheça as características do ativo
Em primeiro lugar é muito importante conhecer as características básicas, isso vale para qualquer tipo de investimento. No caso das criptomoedas, é importante que o investidor tenha alguma afinidade com tecnologia, já que são ativos totalmente digitais.
Como já é sugerido no nome, as criptomoedas utilizam criptografia como forma de garantia de segurança para as operações e à própria moeda em si. Outra característica é o funcionamento através da tecnologia chamada Blockchain. Toda transação realizada com moedas digitais é validada e registrada dentro da blockchain, sendo que toda moeda carrega em si todo o seu registro de transações, como se fosse um livro registro, que não pode ser alterado, o que torna o sistema basicamente inviolável e à prova de fraudes.
Pesquise as opções
Tenha critérios bem estabelecidos na hora de investir e conheça as opções disponíveis no mercado.
Evite investir em criptomoedas tomando como base apenas a sua popularidade. Por ser um mercado que está na internet, é comum que algumas delas se tornem virais, o que não significa necessariamente que a moeda se manterá em alta no médio prazo. Entenda o que está por trás do sucesso da moeda e se essa é uma base sólida para crescimento.
É importante também conhecer a empresa que detém a tecnologia do ativo, a reputação dela pode dizer muito sobre a estabilidade da moeda.
Escolha uma corretora segura e confiável
As transações com o ativo são todas realizadas através de corretoras de criptomoedas, são elas também que fazem a “guarda” dos ativos. Por isso, é muito importante ter uma empresa confiável. Pesquise sobre a reputação, o tempo de mercado e as camadas de segurança disponíveis na plataforma.
Gerencie os riscos
Como para qualquer investimento, é importante estar ciente dos riscos e gerenciá-los. Defina um limite de perdas e não invista mais do que está disposto a perder, isso significa não investir valores que fazem parte do seu orçamento. Gerenciar riscos é fundamental na proteção do patrimônio e da boa saúde financeira.