Uma das principais reclamações de quem ainda não entrou para o mercado de trabalho é a falta de chances para quem ainda não tem experiência. Mas como ter experiência sem uma chance? Para escapar desse looping, confira como fazer um currículo para primeiro emprego que valorize o que você tem de melhor a oferecer a uma empresa e outras estratégias simples para impulsionar a sua contratação.
1. Descubra qual é o melhor cenário para você
Faça uma autoavaliação para saber quais são os seus pontos fortes e começar a definir o melhor cenário para a sua busca pelo primeiro emprego. Nessa etapa, você pode se fazer perguntas como:
- Em seus estudos e trabalhos escolares, que tipo de tarefa você desempenhou melhor?
- O que você aprendeu em atividades voluntárias, estágios, trabalhos temporários ou mesmo observando outras pessoas trabalhando?
- Quais de suas habilidades podem ser úteis em um emprego?
Com isso em mente, fica mais fácil entender o seu potencial e saber como valorizar suas melhores características para diferenciar a sua candidatura das outras com pouca (ou nenhuma) experiência profissional.
2. Capriche no material para apresentar sua candidatura
O currículo é o principal material de candidatura e precisa demonstrar que você sabe o que a empresa espera e pode desempenhar um bom trabalho se tiver uma chance. Mas caprichar no CV não significa abusar de detalhes no visual ou lotar o conteúdo de frases feitas ou genéricas.
O que demonstra seu capricho nesse tipo de material é a maneira como você a organizar as informações e escreve o conteúdo com português impecável — e corretamente direcionado ao tipo de vaga para o qual você está se candidatando. Seguindo o mesmo raciocínio, prepare também a base de sua carta de apresentação.
Além disso, é interessante criar (ou editar) seu perfil no LinkedIn sem repetir exatamente as informações que estão no CV, mas mantendo esses conteúdos alinhados. E, dependendo do tipo de emprego que você está buscando, você também pode montar um site ou portfólio virtual.
3. Use palavras-chave para aumentar suas chances
Ao preparar seu CV, lembre-se que muitas empresas usam softwares de triagem automática (ATS) de currículos. Além disso, as pessoas que fazem a análise de candidatura têm os olhos treinados para identificar a adequação dos candidatos a cada cargo com base no material recebido.
Então, é bom pesquisar e incluir palavras-chave em seu CV e nos outros materiais de candidatura. Esses termos devem estar relacionados ao tipo de trabalho que você quer fazer em seu primeiro emprego e devem ser espalhados pelo conteúdo em exageros.
4. Personalize seu CV e carta de apresentação antes de enviar
Embora seja opcional na maioria dos casos, vale a pena enviar uma carta de apresentação junto com seu currículo para reforçar o seu interesse em uma vaga. Afinal, esse é o espaço ideal para apresentar um texto convincente e personalizado, no qual você pode destacar:
- sua afinidade com a missão e os valores da empresa
- sua conexão com aquele tipo de trabalho
- pontos fortes que você pode desenvolver ainda mais com aquela contratação
- cursos que você pretende fazer para aperfeiçoar suas qualificações ou aprender mais sobre aquele ramo
Para personalizar o seu currículo, você deve ler atentamente os requisitos indicados no anúncio do emprego e adaptar algumas palavras-chave para que o conteúdo corresponda melhor ao que a empresa está buscando. Outra dica é citar exatamente o nome do cargo e/ou departamento e o nome da empresa em uma breve declaração sobre seu objetivo no início do currículo.
5. Amplie as oportunidades de conseguir seu primeiro emprego
Além de pesquisar as ofertas de emprego e cadastrar o seu currículo em plataformas de recrutamento, confira páginas do tipo “Trabalhe Conosco” nos sites de empresas e procure fazer networking por meio das redes sociais. Não tenha vergonha de pedir indicações para seus amigos, avisando que você está à procura do primeiro emprego.
Você também pode conversar com orientadores de sua escola ou faculdade para saber se a instituição de ensino tem algum programa de integração com empresas, por exemplo. Pergunte também sobre cursos de formação profissional que integram estudantes ao quadro de funcionários. Enfim, amplie ao máximo as suas oportunidades de conquistar uma primeira chance no mercado de trabalho.