Por que você envia brindes personalizados aos seus clientes? É por cortesia ou porque você realmente se importa em fortalecer a parceria entre vocês dois? De qualquer forma, sua motivação deve incluir um pouco dos dois: você deve dar brindes porque se importa e porque é uma boa estratégia.
A próxima pergunta que você provavelmente deve estar se fazendo na sequência é: “para quais clientes devo enviar brindes?” A resposta é simples: todos eles. Cada cliente, tanto os que trazem muito quanto os que trazem pouco faturamento, merece ser reconhecido por sua empresa – inclusive no próximo Dia dos Pais, como veremos a seguir.
Quando devo dar brindes personalizados para meus clientes?
Um brinde espontâneo pode ser uma maneira poderosa de mostrar apreço por um cliente, mas também há momentos específicos em que a oferta de brindes é importante. Não deixe passar estas excelentes oportunidades de mostrar um pouco de afeto com seus clientes.
Agradecendo clientes
É um bom negócio agradecer seus clientes com frequência, mesmo pelas pequenas coisas. Às vezes, um simples cartão de agradecimento captura todo o sentimento de gratidão sincera, mas adicionar um brinde à mistura nunca é uma má ideia.
Enviar um brinde personalizado para agradecer é particularmente útil se você sentir que não sabe as palavras certas para dizer. Em vez de se preocupar em encontrar a maneira perfeita de agradecer, você pode se concentrar em itens promocionais das quais seus clientes ficarão maravilhados.
Apreciação do cliente
Você pode se perguntar: “qual é a diferença entre agradecer a alguém e mostrar apreço?” Embora você possa agradecer a alguém por algo que fez, a apreciação é mais ampla. Apreciar alguém é dizer por que eles significam tanto para você.
Com isso em mente, os brindes de apreciação devem ser mais especiais, ajudando você a demonstrar que valoriza o relacionamento. Pense em algo que tenha um valor perceptível maior ou, até mesmo, que seja fisicamente grande.
Novos clientes
Receba novos clientes com o máximo de atenção possível. Afinal, eles mostraram que confiam em você ao embarcar nessa nova parceria, então você deve mostrar que confia e também está comprometido. Um brinde de boas-vindas ajuda muito a causar uma boa primeira impressão.
Aniversários de clientes
Algumas pessoas podem negar, mas todo mundo adora ganhar coisas em seu aniversário.
Como não gostar de coisas grátis? Você pode dar algo às pessoas em seu aniversário. E não se esqueça que as empresas também têm aniversários! Envie um brinde personalizado no aniversário da fundação da empresa ou no estabelecimento de sua parceria.
Quais são os melhores brindes personalizados para oferecer no Dia dos Pais?
Agora que você já entende a importância de dar brindes personalizados para seus clientes, é importante também saber quais são os principais itens que pode oferecer. Para o Dia dos Pais é preciso pensar em algo que os ajude a se manter organizados e produtivos no trabalho, ou talvez algo que melhore sua vida pessoal. Seja de uma forma ou de outra, aqui estão algumas dicas:
#1. Squeeze personalizada
Qualquer um pode enviar squeeze personalizada (garrafas) baratas para seus clientes. Porém, em vez disso, envie aos seus clientes um squeeze personalizado de alta qualidade – você pode também adicionar seu logotipo para lembrá-los de quem foi que os presenteou.
#2. Lousa Magnética (Memo Board)
A beleza da lousa magnética é que eles podem ser usados para qualquer coisa. Listas de tarefas, tomar notas em reuniões e até ideias para projetos podem ser anotadas a qualquer momento.
Personalize-o adicionando o nome do seu cliente ou o mantra dele. Preste atenção e observe que tipo de ilustração seus parceiros de negócios preferem, por exemplo, se gostam de carros e motos ou em branco.
#3. Canetas Personalizadas
Mesmo que seu cliente esteja colado ao teclado, ele ainda usará canetas para anotações de reuniões, ideias e rabiscos. As canetas personalizadas são um ótimo complemento aos cadernos de anotações que citamos anteriormente.
Quanto você deve gastar em brindes personalizados para seus clientes?
Por fim, esperamos que as ideias de brindes personalizados acima o ajudem a encontrar algo que ressoe com sua marca e com o perfil dos seus clientes. Contudo, após definir sua estratégia e qual item deseja comprar você deve estar se perguntando: “quanto devo gastar?”.
Você não quer algo muito caro, pois isso pode prejudicar seu orçamento. Fique atento, também, a eventuais limites de valores de brindes impostos pelo seu setor financeiro.
Uma boa estratégia para o próximo Dia dos Pais é dividir o seu orçamento total por quantos clientes você precisa comprar brindes para determinar quanto você pode gastar em cada item. Dessa forma, você não irá estourar o orçamento e poderá fazer uma escolha mais assertiva.