Cada dia mais os avanços tecnológicos proporcionam novas maneiras de ganhar dinheiro e realizar investimentos. Um dos mercados mais procurados atualmente é o de criptomoedas, mas você conhece um curso de bitcoin para iniciantes?
Afinal, investir nesse novo mercado requer alguns conhecimentos básicos, como saber o preço do bitcoin e outros ativos, entender sobre mineração e blockchain. Ou seja, para obter os resultados esperados é preciso um estudo prévio e uma análise contínua do mercado.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com 3 cursos de bitcoin para iniciantes para você entrar nesse mercado. Confira também o que é blockchain, mineração e 3 das principais criptomoedas, incluindo o bitcoin.
Entenda o que é blockchain no curso de bitcoin para iniciantes
São vários os termos e sistemas que precisam ser entendidos para compreender o funcionamento do mercado de criptomoedas. Portanto, dentro de um curso de bitcoin para iniciantes, um dos primeiros assuntos é a blockchain.
De modo geral, a blockchain é o sistema que controla as transferências das criptomoedas por todo o mundo. Assim, utilizando dados criptografados, ele tem a função de garantir a segurança das informações dos investidores e dos criptoativos.
Uma das principais características da blockchain é a proibição de alteração ou exclusão de dados, o que ajuda na produção de um serviço mais seguro e rápido. Entretanto, vale destacar que o sistema blockchain não surgiu para as criptomoedas.
Porém, pode ser considerado uma das engrenagens fundamentais para proporcionar o crescimento desse mercado por todo o mundo. Assim, um fator essencial para diminuir as possibilidades de fraudes e roubos milionários.
Curso de bitcoin para iniciantes: o que é mineração de bitcoin?
Outro termo muito importante no mercado das criptomoedas e aprendido no curso de bitcoin para iniciantes é a mineração. De modo geral, é conhecido como o processo para validação e inclusão das transações na blockchain.
Ou seja, é através da mineração que novas e mais criptomoedas são colocadas em circulação. Em suma, funciona como a Casa da Moeda ao “imprimir” dinheiro. Vale destacar que dentro da blockchain e na mineração não existe um órgão regulamentador.
Portanto, todo o gerenciamento de mineração e transações é feito através dos algoritmos e da criptografia, um sistema altamente tecnológico e seguro.
Conheça 3 criptomoedas no curso de bitcoin para iniciantes
Além dos conhecimentos técnicos abordados até agora, em um curso de bitcoin para iniciantes você também aprende sobre algumas das principais criptomoedas e aguça sua criatividade para começar a investir. Portanto, confira um pouco mais sobre Bitcoin, Ethereum e Litecoin.
1- Bitcoin
Certamente, a principal e mais conhecida criptomoeda do mundo, a Bitcoin é, geralmente, a que aprendemos primeiro nos cursos. Desse modo, tanto investidores iniciantes como experientes possuem ela na sua carteira de criptomoedas.
Com isso, a bitcoin surgiu em 2009 através de uma criação do pseudônimo Satoshi Nakamoto e se tornou uma das principais revoluções do mercado de investimentos. A partir dela outras criptomoedas surgiram e até se tornaram mais rentáveis.
Ou seja, o mercado de criptomoedas é bastante dinâmico e novas criptomoedas podem surgir, fazendo com que o mercado invista na sua valorização. Portanto, o ideal é analisar o projeto em desenvolvimento para cada criptomoeda, vislumbrando uma valorização futura.
Atualmente diversas empresas aceitam o Bitcoin como forma de pagamento. A inovação é tanta, que você pode comprar de ração para cachorro a serviços digitais para seu site rankear melhor no Google (SEO).
2- Ethereum
Outra criptomoeda muito conhecida e muito presente nos ensinamentos dos cursos para iniciantes é a Ethereum. Vale destacar que ela é uma variação de outro ativo, a Ether, que foi desenvolvida em 2015.
Com isso, se você deseja iniciar no mercado de criptomoedas, se cercar de ativos tradicionais pode ser uma boa oportunidade para aprender e evoluir sua carteira. Assim, conhecer cada vez mais as peculiaridades do mercado e os investimentos possíveis.
3- Litecoin
Uma terceira criptomoeda presente no curso para iniciantes é a Litecoin, criada em 2011 por Charlie Lee. Além disso, ela possui uma característica muito peculiar, na qual todo investidor pode participar do processo de criação de novas unidades de Litecoin.
Dessa forma, se torna uma criptomoeda de um custo menor, ideal para investidores iniciantes que não possuem grande aporte de capital. Assim, você pode começar a entender o mercado sem prejudicar as finanças.
3 cursos de bitcoin para iniciantes
Agora que você já conhece um pouco mais sobre como funciona o sistema das criptomoedas e alguns dos principais ativos do mercado, vamos conhecer os cursos.
Curso de Bitcoin para iniciantes LearnCafe
Desenvolvido pelo canal do Youtube BTC em português, o curso tem o objetivo de apresentar de maneira didática conceitos básicos do mercado. De modo geral, o curso é gratuito e possui uma hora de duração.
Ao todo são dez aulas divididas por tópicos complementares como “o que é bitcoin”, “características do bitcoin” e “como começar a usar bitcoins”. Ou seja, uma visão completa sobre o mercado e suas funcionalidades.
Investindo em Bitcoin do Zero com Rafael Lemos
Desenvolvido pelo youtuber Rafael Lemos, o curso é ideal para iniciantes no mercado de criptomoedas. Assim, com uma divisão por módulos, com 6 no total, o curso apresenta, com versões pagas e gratuitas, tudo sobre bitcoin e altcoins.
Bitcoin for everybody
Além dos cursos em português também existem alguns gratuitos e em inglês, como o Bitcoin for everybody, uma criação da Saylor Academy. Os conteúdos também estão disponíveis no Youtube e são, ao todo, 5 aulas sobre o mercado e criptomoedas.
Conclusão
Ao longo do texto foi possível entender um pouco mais sobre o desenvolvimento do mercado de criptomoedas. Assim, conhecer alguns assuntos abordados nos principais cursos de bitcoin para iniciantes.
Portanto, é preciso conhecer, por exemplo, sobre o sistema da blockchain e a mineração de bitcoin. Mas claro, como funcionam as transações financeiras dentro do mercado, além de conhecer um pouco sobre 3 das principais criptomoedas disponíveis.
Entre os principais cursos de bitcoin para iniciantes destacamos alguns com fácil acesso através do Youtube e de forma gratuita. Embora cada um tenha o seu conteúdo programático, todos possuem aulas didáticas, completas e boas para iniciantes.
Agora que você já sabe tudo sobre cursos de bitcoin para iniciantes, estude mais sobre o importante mercado das criptomoedas e aumente seus investimentos e rentabilidade.