As correias sincronizadoras possuem um papel fundamental para um vasto número de maquinários e de motores dentro de diferentes segmentos industriais.
Este tipo de correia, assim como outros modelos industriais, é que fazem a transmissão do movimento das máquinas e dos motores desde um ponto até o outro.
Para que esse movimento seja o melhor possível, é fundamental que o momento de escolher a correia tenha um bom planejamento, para que não seja necessário, no futuro, ter que trocar ou comprar uma nova peça.
A correia sincronizadora é apenas um dos modelos existentes de correias industriais, mas há vários tipos dela que podem ser escolhidas por você, considerando sua finalidade de uso.
Pensando nisso, aqui neste conteúdo será explicado de maneira sucinta o que significa esta correia e, além dos mais, será falado sobre os tipos que são encontrados no mercado.
Não deixe de acompanhar o texto até o fim para saber tudo desta correia extremamente popular!
Correia sincronizada: Aprenda de uma vez por todas o que é
Uma correia sincronizada trata-se de um tipo de correia industrial e é, hoje no mercado, uma das principais, sendo que ela funciona pela transmissão da força através de vários movimentos sincronizados.
O que permite que isso ocorra é que esta correia conta com dentes específicos que encaixam-se de maneira perfeita nas ranhuras presentes em polias, garantindo assim um processo bastante eficiente.
Devido a este tipo de funcionamento e aos resultados que proporciona, cada vez mais as indústrias dos mais variados segmentos buscam por essa correia.
O seu uso é indicado para aquelas máquinas nas quais é necessária uma maior sincronia de distância e tempo.
Um dos setores no qual este tipo de correia é mais usado é o automotivo, visto que ela ajuda o motor de um veículo a funcionar de maneira precisa.
A aplicação dessa correia, além da indústria automotiva, ainda pode ser feita em outros segmentos, como os seguintes:
- O segmento da indústria farmacêutica
- O segmento da indústria metalúrgica
- Em alguns ramos das indústrias madeireira e da alimentícia
- O segmento da indústria de embalagens
A partir dessas informações, fica muito mais claro se essa correia sincronizadora é ou não ideal para o seu negócio.
Correia sincronizadora: Saiba mais sobre os tipos existentes
A verdade é que um dos atrativos deste tipo de correia é a enorme variedade de tipos que existem para atender às mais diferentes necessidades.
Desta forma, fica muito mais fácil que as pessoas possam encontrar uma correia específica para seu negócio, de modo a garantir uma maior eficácia no seu uso e nos resultados alcançados.
Os dois tipos de materiais que costumam ser usados para produzir a correia sincronizadora são o poliuretano ou PU e a borracha, sendo que a opção de escolha do material varia conforme a aplicação do produto e as particularidades de uso.
Existem 5 modelos diferentes de correias deste tipo que são produzidas com borracha, e mais 5 que são produzidas a partir do uso do poliuretano.
Os tipos mais comuns dessas correias são os seguintes:
- Correia sincronizadora fabricada com borracha sem emenda e com borracha aberta
- Correia sincronizadora produzida com poliuretano sem emenda e com poliuretano aberta
A Rexon oferece uma grande diversidade de modelos feitos dos dois tipos de material, o que garante a você a oportunidade de encontrar a melhor para suas máquinas e seus motores.
Leia mais: Tipos de Correias: conheça as mais procuradas e recomendadas
Principais vantagens destas correias
Um ponto importante a ressaltar a respeito destas correias sincronizadas é saber quais as suas vantagens, afinal, por que escolhê-las ao invés das outras disponíveis no mercado?
Os dois principais motivos são:
- O sincronismo destas correias faz com que elas sejam leves, mais estáveis e mais silenciosas, como em comparação com aquelas em V, que fazem um barulho maior e geram mais tensão
- A durabilidade é um outro fator muito importante a favor destas correias, pois elas resistem a mais tempo de funcionamento, maiores temperaturas e mais velocidades do que outros modelos de correias
Como se faz a medição destas correias?
Para finalizar este conteúdo, é importante mostrar como se faz a medição da correia sincronizadora.
O dimensionamento desta correia é realizado da seguinte maneira:
- Deve-se contar qual o número total de dentes da correia
- Deve-se medir qual a largura total da correia
- Calcular-se o comprimento da correia levando como base a circunferência dela (o ideal é que se use fita)
- Mede-se o passo daquela correia, ou seja, a medida que vai desde o centro de um dos dentes até um outro dente
Conclusão
Como visto aqui, as correias sincronizadas tratam-se de todas aquelas que funcionam através dos movimentos sincronizados, fazendo delas ideais para muitas máquinas industriais e para motores.
Neste texto, trouxemos aqui a explicação do que é esta correia, as suas aplicações, os tipos mais comuns e as vantagens de escolher essa opção ao invés das outras do mercado.
O que achou do artigo sobre quais tipos de correias sincronizadoras existem?