Atualmente as mulheres estão cuidando cada vez mais da sua beleza. E podemos afirmar que as clínicas de estética ajudam muito nesse processo. Porém, não é uma tarefa muito fácil adquirir clientes para as clínicas de estética logo de primeira.
Até porque,o mercado está cada vez mais concorrido, uma das formas simples de atrair clientes é fazendo uma boa divulgação e investir em estratégias inovadoras, que possam impactar o público alvo.
Um dos erros cometidos pelos novos empreendedores é acreditar que apenas a divulgação e panfletagem conseguem atrair os clientes. Graças a era digital, o mercado sofreu uma grande revolução.
Atualmente existem diversas formas de divulgação, com isso, surgiu uma nova geração de consumidores. Contudo, essa nova geração é exigente e dinâmica, e suas necessidades são bem específicas.
Portanto, é necessário desenvolver campanhas de marketing criativas, voltadas para atingir de forma eficaz o público alvo. Veja algumas dicas para ajudar na captação de clientes para clínicas de estética:
Aposte em uma experiência multissensorial
As pessoas que apostam nessa experiência não só atraem mais clientes, como também promovem a fidelização deles, é preciso criar uma experiência única na sua clínica.
Disponibilize comodidades
Essa é uma excelente forma de otimizar a captação de clientes para clínicas de estética. Ao oferecer comodidades adicionais para o público que procura esse tipo de serviço, ele vai voltar a fazer procedimentos em sua clínica.
Portanto, você pode oferecer um chá enquanto o cliente está esperando sua vez ou até mesmo algumas guloseimas, como doces e bolachas.
Busque colocar mantas térmicas nas macas em tempos frios, dessa forma o paciente não precisa se deitar em uma superfície fria.
Além do mais, deixe ao alcance dos clientes roupões, chinelos e toucas personalizadas para que eles possam passear pelo espaço com mais comodidade.
São esses pequenos detalhes que podem fazer a diferença e atrair bastante clientes para sua clínica de estética, de acordo com a consultora para clínica de estética Daniela Fidellis.
Marque presença nas redes sociais
Uma das plataformas de marketing e comunicação mais poderosas são as redes sociais. Visto que por meio delas é possível atingir um grande número de pessoas que procuram informações sobre produtos e serviços.
Por isso, você precisa estar nelas para realmente conseguir atingir o seu público.Portanto, não basta apenas criar um perfil e esquecê-lo lá. É necessário que você alimente a página fazendo publicações sobre os serviços oferecidos em sua clínica de estética, publique fotos do antes e depois dos seus clientes, entre outros.
Além do mais, é preciso escolher uma pessoa para ficar responsável pela página e pelo agendamento através das redes sociais. Vários clientes irão entrar em contato através dessas ferramentas não apenas para saber mais informações sobre os serviços disponíveis, como também para fazer o agendamento das sessões.
Invista nas inovações tecnológicas
Sabemos que as inovações tecnológicas estão disponíveis para nos ajudar em diversos aspectos, inclusive na atração e fidelização de clientes para sua clínica de estética.
Portanto, através dela é possível não apenas aumentar a captação de clientes, como também otimizar o seu comércio dia após dia. Uma dica importante é desenvolver um aplicativo para seu negócio.
No aplicativo é possível armazenar uma gama de informações importantes e, ainda, oferecer condições interessantes para seus clientes que baixarem o app e usarem. Com o aplicativo o usuário terá mais comodidade na hora de agendar seu atendimento.
Crie uma sala de espera dinâmica e interativa
O cliente deve ficar impactado com o ambiente que você oferece. Proporcione uma boa experiência em todos os aspectos, desde o primeiro contato com a clínica até os momentos de espera.
A sala de espera não pode ser monótona, onde só existe uma forma de entretenimento. Porém, não é necessário um espaço onde só exista uma sala de TV, revistas para o paciente ler. É preciso ter um ambiente com uma mesinha de café com biscoitos sortidos, uma bomboniere com balas, entre outros.
Tenha uma newsletter
A criação de uma newsletter também é uma forma de atrair clientes para sua clínica de estética. Algumas pessoas não voltam mais a um estabelecimento por não ter conhecimento das novidades.
Portanto, se você criar esse informativo, é possível entrar em contato com os clientes que já passaram pela clínica, ou até mesmo aqueles que só se cadastraram para obter informações das novidades.
É possível enviar promoções, mimos que estão sendo oferecidos, novos serviços, mudanças no ambiente e até dicas para seus clientes cuidarem melhor da beleza e bem-estar.
Crie um site
Mesmo com as ferramentas poderosas que são as redes sociais, também é bom criar um site para reforçar ainda mais a divulgação e o contato com a clínica. Através dele o cliente pode ter um canto mais próximo com a clínica, dessa forma é possível adquirir mais clientes.
Através do site o interessado pode conhecer melhor o seu negócio fazendo uma pesquisa na web. Porém, é necessário que seu site seja informativo, e que ofereça uma excelente navegabilidade. A página não pode ficar travando toda vez que o cliente vai acessar.
“Veja também: Lista de Nomes para Instagram de empreendedorismo.”
Obtenha feedbacks dos seus clientes
Por fim, busque aumentar a captação de clientes em sua clínica de estética obtendo um feedback. As opiniões e depoimentos irão te mostrar se as ações que foram implantadas estão dando resultados, e se é necessário melhorar em algum aspecto. É importante colocar uma urna na sala para que os clientes deem sua opinião.
Desenvolva ações promocionais
Vários donos de clínicas de estética estão desenvolvendo esse método. Portanto, essa é uma excelente opção para atrair clientes. Um dos mais comuns são os programas de fidelização e de indicação, além da distribuição de brindes.