Se você chegou à etapa de começar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e está se sentindo perdido sobre como abordar esse novo desafio na sua vida acadêmica e profissional, saiba que você não está sozinho. É natural que a maioria dos estudantes universitários não saibam como começar um projeto de conclusão de curso, muitos nem sabem direito o que é um TCC, muito menos como preparar a estrutura de um TCC nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O artigo de hoje vai tentar responder todas as suas questões sobre o projeto de TCC para que a sigla TCC seja totalmente dominada por você. Vamos falar sobre a estrutura e os elementos de diferentes tipos de TCC e também explicar como você pode fazer uma ótima revisão no seu trabalho de conclusão de curso. Confira!
Como montar um esqueleto para qualquer TCC
Você já deve ter ouvido alguém se referir a base de um projeto a ser desenvolvido como o esqueleto, porém no caso de um trabalho de conclusão de curso, o que isso significa? De TCC, podemos considerar que o esqueleto é composto pelos elementos que formam o trabalho combinado com a sua estrutura.
A seguir vamos explorar melhor esses conceitos para que você possa entender melhor e aplicar no seu trabalho de TCC.
- Elementos que formam o TCC
Existem 4 categorias de elementos que formam um TCC, elas são:
- Elementos pré-textuais: aqueles que fazem parte do documento mais são incluídos antes do início do texto principal do trabalho. Podem incluir elementos como capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, epígrafe, dedicatória, palavras-chave, lista de figuras, lista de tabelas, sumário e folha de aprovação.
- Elementos textuais: são o que pode ser considerado como o corpo do texto. É nos elementos textuais que são incluídos introdução, fundamentação teórica, cronograma, trabalhos relacionados, considerações finais.
- Elementos pós-textuais: são todos aqueles que são incluídos após a conclusão do texto principal do trabalho de conclusão de curso. Nesse caso, os elementos normalmente incluem as referências bibliográficas utilizadas ao longo do trabalho, possíveis apêndices e o índice do TCC.
- Elementos não textuais: são todos os elementos incluídos no trabalho que não se encaixam nas outras categorias. Isso normalmente inclui figuras, gráficos e tabelas que são desenvolvidas junto com a pesquisa e incluídas ao longo do texto.
- Estrutura do TCC
Em um primeiro momento pode parecer que os elementos que formam o trabalho de conclusão de curso e a sua estrutura são a mesma coisa apenas com um nome diferente, porém esse não é o caso.
Enquanto os elementos são categorias mais gerais que incluem diversas partes do trabalho, a estrutura é responsável por permitir que esses elementos sejam organizados devidamente no documento seguindo as normas da ABNT.
A estrutura do TCC garante que todas as suas ideias serão apresentadas de uma maneira organizada e legível para a banca e quaisquer outros leitores do seu TCC.
Se você escrever seu TCC utilizando um editor de LaTeX é possível organizar todo o seu trabalho em pastas separadas por categorias gerais de elementos e depois criar documentos individuais de texto para cada capítulo ou cada seção do seu trabalho, assim você pode editar em documentos menores e independentes e apenas depois gerar o documento do trabalho completo.
A organização estrutural não é tão boa em editores de texto comuns, porém a sua usabilidade é mais fácil, então é importante você avaliar o que funciona melhor para você.
Como revisar seu trabalho de conclusão de curso
Pode parecer que o mais importante é terminar a sua pesquisa e escrever o TCC logo, mas acredite, a última coisa que você vai querer é ver todo o seu esforço perder pontos porque você deixou passar alguns erros por falta de uma boa revisão.
A banca avaliadora vai ler o seu trabalho com todo o cuidado e atenção e se você tiver erros gramaticais, problemas na clareza da escrita ou não estiver utilizando o padrão exigido para formatação pode perder alguns pontos.
Uma boa revisão deve ser feita em todas as etapas do processo de escrita para garantir que o seu texto está claro, livre de erros e de fácil compreensão. Sempre que possível peça para que outra pessoa menos familiarizada com o seu trabalho leia o texto, isso permite que a pessoa te ajude a encontrar erros gramaticais que podem ter passado por falta de atenção e também indique qualquer seção do seu texto que é de difícil compreensão.
Seguindo uma boa rotina de revisão durante todo o desenvolvimento do seu trabalho de conclusão de curso você garante que seus resultados finais não serão impactados negativamente por erros pequenos e assim você melhora bastante suas chances de alcançar uma nota mais alta, talvez até mesmo um TCC nota 10.