A pandemia de Covid-19 trouxe muitas lições para as empresas. Uma delas é que os proprietários de empresas precisam se concentrar na digitalização de suas operações, o que, em muitos casos, significa investir em uma estratégia de RH de TI.
A tecnologia é uma função indispensável no mundo dos negócios de hoje. Vale observar, por exemplo, como as empresas que estavam mais avançadas com a transição digital reagiram melhor à crise provocada pelo novo coronavírus.
Adquirir talentos ou desenvolver internamente as habilidades básicas necessárias nem sempre é fácil e é muito caro. Devido a esse cenário, as empresas têm adotado cada vez mais a distribuição especializada em TI. Descubra as razões que motivam esta estratégia!
Primeiro, qual é a divisão dos profissionais de TI?
A terceirização, também conhecida como terceirização, é a contratação de um fornecedor externo para gerenciar várias funções de TI dentro de uma organização. Os serviços mais frequentemente delegados a especialistas selecionados são:
- desenvolvimento e gestão de bases de dados;
- desenvolvimento de software e aplicativos;
- gestão da segurança da informação;
- transferência do sistema;
- manutenção do site;
- suporte técnico.
Em geral, os contratados podem optar por usar profissionais de TI remotamente ou no local.
Quais são os benefícios de direcionar os profissionais de TI?
Os modelos de distribuição para profissionais de TI trazem muitos benefícios para as empresas. Dentre elas, vale destacar:
- Redução de custos
Ao terceirizar especialistas em TI, as empresas terceirizadas não precisam mais fazer investimentos constantes em treinamento de sua equipe se não tiverem experiência em determinada área, tecnologia ou ferramenta. Dada a velocidade do desenvolvimento tecnológico e a necessidade de inovação contínua, o custo da qualificação do pessoal de TI tornou-se cada vez mais importante para as empresas.
Ao optar pela terceirização de profissionais de TI, sua empresa tem a certeza de contar com profissionais experientes e qualificados. Os melhores prestadores de serviços também investem em inovação contínua para que suas equipes conheçam e dominem as mais recentes tecnologias e ferramentas, entendam e implementem as melhores práticas de mercado.
Além disso, com serviços terceirizados que alocam profissionais de TI, sua empresa não precisa investir em softwares e tecnologias de ponta que dão suporte às operações do escritório.
- Disponibilidade de especialistas
A alocação de especialistas em TI geralmente garante a melhoria do desempenho da empresa, pois o trabalho é feito por especialistas e especialistas experientes. Isso permite que eles concluam suas tarefas mais rapidamente e melhor do que o público em geral. Os especialistas também podem identificar e resolver problemas mais rapidamente, evitando o tempo de inatividade das ferramentas e do sistema. Isso contribui para a produtividade geral da empresa.
- Escalabilidade
É difícil para as empresas contratar profissionais especializados e experientes para formar equipes locais. Além disso, os salários neste segmento tendem a aumentar significativamente nos próximos anos devido à falta de trabalho especializado, o que dificulta a política de manutenção do emprego.
Nesse cenário, a escalabilidade de muitas empresas torna-se problemática, pois grande parte das operações depende da funcionalidade da área de TI. Por outro lado, em uma estratégia de distribuição profissional, a escalabilidade ocorre de maneira suave e fácil. O assinante pode fornecer horas adicionais ou ainda mais pessoas para atender imediatamente às crescentes necessidades de seu negócio.
E o melhor é que na maioria dos casos é possível ampliar os grupos conforme a necessidade. Em outras palavras, quase um único projeto aparece para implementar um novo sistema, por exemplo, é possível aumentar a disponibilidade de especialistas para atender a esse requisito específico.
- Otimização do tempo de trabalho
Graças à distribuição de profissionais, você não precisa se preocupar com reuniões constantes e atividades de gerenciamento de equipe. Basta acompanhar a execução do contrato e realizar reuniões pontuais para discutir novas estratégias e os resultados alcançados.
Assim você tem mais tempo para se dedicar ao seu core business, enquanto especialistas garantem a segurança e continuidade dos seus recursos de TI.
- Gestão de riscos
Dado que as empresas de terceirização têm uma vasta experiência na área de segurança, elas podem realizar análises de riscos profissionalmente e implementar adições ao plano de gestão de riscos. Os riscos são compartilhados quando você trabalha com uma equipe externa. É por isso que eles trabalham incansavelmente para evitar violações de segurança.
- Garantia da continuidade dos Serviços
Com uma equipe de TI no local, as empresas devem enfrentar os desafios de recrutamento e saída ou saída por motivos de saúde. Considerando que a maioria das organizações trabalha com equipes enxutas, elas enfrentam algumas desvantagens quando perdem um profissional, como atrasos na resolução de chamadas e interrupções nos serviços de TI.
Com as vantagens destacadas acima, entre em contato com a Nobug para recrutamento e seleção de profissionais de TI para sua empresa.