Criar um site não é fácil. E só porque a página parece super agradável não significa que seja amigável ou prática. Os cinco elementos da experiência do usuário devem garantir que seu novo site siga um conceito e possa ser configurado com sucesso.
Alguns sites como os sex shop mostram maravilhosamente repetidas vezes que são os valores internos que contam. Belas fotos, uma paleta de cores coordenada e ótimas fontes – mas a usabilidade não foi levada em consideração é apenas chegar à próxima página se tornou um quebra-cabeça.
Portanto, Jesse James Garrett publicou seu manual ” The Elements of User Experience ” em 2002 . No livro, ele mostra às empresas como devem construir seu site para que se torne um sucesso.
Elementos importantes da experiência do usuário
Garrett baseia suas observações em seu modelo, que compreende cinco níveis que se complementam. Os níveis são estratégia , escopo, estrutura , esqueleto e superfície.
1. Estratégia
Antes mesmo de pensar em criar o site, você e a empresa devem ter clareza sobre para que você precisa do site. Deve-se determinar quais são os objetivos da empresa e dos futuros usuários. Nesta etapa, os públicos-alvo também devem ser claramente definidos, por exemplo por meio de personas, para que você saiba para quem está construindo o site.
Algumas questões a serem respondidas na fase de estratégia são:
- Por que o site é necessário?
- Qual a utilidade do site para a empresa?
- Qual é o benefício para os clientes?
- Por que os usuários devem usar o site?
- Como são os sites da competição?
- Nível 2: Escopo
2. Escopo
Em uma segunda etapa, o escopo funcional e o conteúdo do produto são determinados. Então, o que deve estar presente no site, quais funções e quais conteúdos são necessários para a empresa e para os clientes?
Requisitos funcionais
Trata-se dos requisitos para as funções – como elas devem funcionar tecnicamente para que o usuário possa alcançar o que deseja. É determinado quais recursos e funções estarão no site.
Requisitos de conteúdo
Aqui, por outro lado, é uma questão de saber se usamos textos, imagens, vídeos ou sons para dar valor aos recursos e funções. O conteúdo em si (o que exatamente é ou qual imagem é usada) ainda não está determinado nesta fase.
3. Estrutura
A estrutura trata de definir como os usuários interagem com o site, como o site é organizado, o que é priorizado – basicamente, como um usuário pode navegar no site. O nível da estrutura é dividido em duas áreas.
Design de interação
Como o usuário interage com o site e o que acontece quando ele age? O design de interação depende muito dos requisitos funcionais do segundo nível. O design de interação deve ser configurado de forma que o usuário tenha suporte na utilização do site.
O usuário também deve receber feedback se, por exemplo, ele concluiu com sucesso um download do site, ou mensagens de erro aparecem antes de o usuário excluir algo (por exemplo, de seu carrinho de compras).
Arquitetura de informação
A arquitetura da informação é baseada, por sua vez, nos requisitos de conteúdo do segundo nível. A disposição dos elementos de conteúdo é definida. As empresas precisam que o conteúdo seja relevante para o usuário para que seja claramente visível.
Os usuários devem entender o conteúdo e também como podem navegar por ele. Uma boa arquitetura de informação pode ser adaptada e alterada para que o site cresça junto com a empresa.
4. Esqueleto
Agora estamos ficando muito mais específicos. O esqueleto define o layout do site. Onde os diferentes conteúdos são coletados e organizados de forma que sejam fáceis de usar e os usuários possam se orientar.
Wireframes são usados para visualizar o site. A disposição dos vários elementos é assim definida neste nível, mas a aparência (fonte, cores, etc.) ainda é deixada de fora.
5. Superfície
Apenas no nível superior falamos sobre os aspectos visuais do site. Agora você e sua empresa decidem quais paletas de cores serão usadas, como será a aparência da fonte ou qual layout os blocos de texto terão. A questão é que o site parece atraente.
Por que você precisa dessas etapas?
Construir um site não é um processo fácil. É muito mais do que apenas oferecer uma página inicial estética de que os usuários gostem. Afinal, os usuários também precisam ser capazes de navegar e encontrar o que procuram.
O modelo Garrett não começa apenas no início com a definição dos públicos-alvo e a pergunta “Por que eu preciso deste site?” Se você lidar com as várias etapas, ficará claro rapidamente que elas se baseiam umas nas outras.
Nenhuma etapa deve e não pode ser simplesmente ignorada, caso contrário, faltam as considerações e decisões elementares necessárias para a criação de um site. Os cinco elementos da experiência do usuário garantem que o site seja estruturado de acordo com um conceito bem pensado.