A conversão é um dos elementos mais importantes para quem trabalha na área de marketing. Quanto mais pessoas forem atraídas para uma página, melhor será o seu desempenho e, consequentemente, mais rápido ela conseguirá cumprir os seus objetivos. Seguindo essa lógica, a importância dos testes entra em discussão.
Uma landing page de qualidade precisa ser testada para garantir que a mensagem a ser transmitida seja captada pelos visitantes. Por isso, neste artigo, vamos apresentar alguns motivos para manter a sua página de entrada com a eficiência necessária para realizar conversões relevantes.
Landing page, o que é??
É muito provável que a pergunta “o que é landing page?” esteja pairando no ar neste exato momento. No entanto, este termo é bem mais simples de compreender do que se imagina. Afinal, ela nada mais é do que uma página da internet com foco em conquistar leads por meio de algumas ações bem específicas.
De toda a forma, a landing page será criada de formas específicas, levando em consideração o tipo de negócio que deseja ser montado. No entanto, é muito comum que ela traga incentivo para que os possíveis clientes se registrem ou assinem alguma caixinha e se mantenham atualizados ou recebam promoções em seus e-mails.
Dicas essenciais para uma landing page
Antes de mais nada, é importante mencionar algumas dicas indispensáveis acerca de uma landing page. Por meio delas, é possível focar no que realmente se mostra relevante, evitando possíveis erros e conseguindo ampliar a taxa de conversão. Dentre as principais dicas, temos:
- Não se esqueça de documentar tudo: anotar todas as estratégias utilizadas e quais deram certo ou as que deram errado pode ser muito eficiente, evitando erros no futuro e reforçando pontos positivos no presente;
- Não deixe nenhum teste de lado: todos os testes são importantes de alguma forma, ainda que alguns pareçam pouco eficientes ou bobos. Fazê-los é essencial;
- Realize 1 teste por vez: fazer os testes com calma pode garantir informações mais precisas sobre o que está melhor na sua conversão.
Testes realizados em CTAs
Sem dúvida alguma, os testes A/B têm os CTAs como alvos favoritos. Afinal, é necessário ter um call to action eficiente para conseguir convencer o leitor a realizar uma determinada ação na página. Por isso, confira alguns testes que podem ser realizados com esse tipo de elemento de landing page.
Cor
O teste da cor é um dos mais comuns quando o assunto é testes A/B. É por meio dele que se pode observar a atratividade de uma landing page de vendas, visando trazer um maior impacto na percepção dos visitantes. Caso o CTA fique escondido dentro da página, não haverá como estimular as conversões.
Sendo assim, no momento em que a cor para o CTA for escolhida, é importante observar se o tom selecionado vai ajudar ou impossibilitar o leitor de entender o que está escrito no botão. Assim, além de trazer um destaque para aquele elemento em específico, ainda haverá a chance de tornar a proposta mais interessante para os visitantes.
Texto
Outro teste importante que não pode ser ignorado é o do texto dentro de um CTA. É por meio dele que os visitantes são convidados a se tornarem verdadeiros consumidores. Por isso, um simples “Clique aqui” não será o suficiente. É importante que haja objetividade, mas que a mensagem transmitida seja completa.
Formato
O teste de formato pode até parecer irrelevante, mas a imagem passada para o visitante também é extremamente necessária, especialmente porque muitas pessoas acabam se vinculando fortemente à estética de uma página. O ideal é buscar por uma imagem e animação convincentes e fluidas.
Posicionamento
Por fim, ainda há o teste de posicionamento de CTA. Este tipo de informação não pode ficar em qualquer lugar da tela, tendo em vista que a atenção do visitante pode se dispersar. Sendo assim, será necessário escolher um local que faça sentido e, ao mesmo tempo, mostre-se atrativo.
Dentro de um blogspot, por exemplo, há a possibilidade de adicionar o CTA entre os parágrafos, chamando a atenção do leitor e criando uma relação entre o conteúdo lido e a matéria proposta. É válido lembrar que o call to action é o próximo passo para transformar um simples lead em um consumidor fiel.
Testes realizados em imagens
Testes também devem ser realizados em imagens para garantir uma melhor conexão do visitante com a página. Confira, abaixo, como fazer isso.
Tipo
Da mesma maneira que é possível escolher o tom e a linguagem que melhor se adequam ao seu público, você também deve considerar as imagens que farão mais sentido para eles. Dessa forma, haverá a criação de um conjunto de elementos lógicos dentro da landing page.
Nesse caso, você pode começar criando a validação de duas possibilidades: ilustrações ou fotos. Novamente, você só pode descobrir o que funciona melhor ao realizar um teste, então utilize o método A/B para verificar qual é a melhor escolha.
Conteúdo
Uma das formas mais interessantes de avaliar o seu público é realizando um teste para saber o que ele acha do conteúdo apresentado no site. Este pode ser um dos testes com melhor resultado dentre os demais, especialmente por avaliar a relevância do conteúdo proposto para a landing page.
É importante começar a pensar em quais elementos que serão inseridos dentro das imagens as pessoas terão uma maior fixação. Utilizar um conteúdo forte e diretamente relacionado com o texto do resto da página fará toda a diferença para o sucesso das conversões.
Testes realizados em textos
Veja, abaixo, quais são os testes mais relevantes quando tratamos dos textos de uma landing page.
Títulos
Os títulos são uma das primeiras conexões que uma pessoa pode mostrar em relação ao conteúdo. É a partir do título que o público poderá decidir se deve continuar lendo ou sair da página. Sendo assim, o ideal é ter cautela para escolher algo chamativo, mas que tenha relação direta com o conteúdo.
Sempre que queremos criar um título, o primeiro pensamento que deve vir à mente é criar, no mínimo, 10 variantes e escolher a com maior impacto entre elas. Caso ainda haja alguma dúvida em relação à escolha, basta realizar o teste para saber como o título será avaliado pelo público.
Descrição
É muito comum que as pessoas gostem de acrescentar detalhes ao seu conteúdo, agregando apelo por meio do valor. Outros gostam de colocar o mínimo de texto possível para que as pessoas não demorem muito entre entrar na página e baixar o material.
No fim, o que importa é tentar descobrir o que fará mais sentido para o seu público. Caso haja mais de uma persona como foco, é só validar o teste por algumas vezes.
Lembre-se: fazer testes com a sua landing page é essencial para aumentar a taxa de conversão e melhorar o conteúdo exposto.