O basquete é corretamente considerado um dos jogos mais dinâmicos. Os pontos são geralmente marcados a cada 10 a 20 segundos, e qualquer vantagem não garante a vitória até que a campainha final soe. Reunimos um grande guia para as apostas de desporto ao vivo nas grandes casas de apostas, como https://sportaza.com/br/live.
Qual é a essência do jogo? Como fazer apostas de desporto ao vivo?
Em 1891, James Naismith, um professor universitário nos EUA, decidiu entreter seus alunos. Ele amarrou duas cestas ao gradeamento de uma varanda de ginásio, dividiu os estudantes em duas equipes e lhes deu uma tarefa: marcar mais gols do que seus adversários. Assim nasceu o basquetebol. Já no século XX surgiram as primeiras equipes profissionais e em 1949 foi fundada na América a Associação Nacional de Basquetebol. Desde então, a NBA tem sido considerada a primeira liga do planeta com a maioria dos atletas de elite.
O basquetebol é um esporte coletivo. O principal objetivo de uma equipe é ganhar marcando mais pontos do que seu oponente. Cada lado é representado por cinco jogadores (ponto de guarda, guarda ofensivo, pequeno atacante, avançado e centro). As equipes se revezam empunhando a bola, tentando marcar para o anel do adversário. A competição acontece em um salão em um andar de aproximadamente 28 por 15 metros.
Regras básicas:
- A partida consiste em quatro quartos. Se nenhum vencedor for determinado, serão jogadas horas extras.
- Há 24 segundos para a posse da bola;
- Primeiro uma equipe ataca, a outra defende. Após 24 segundos, os lados mudam de lado.
- Somente uma mão é permitida para manusear a bola.
- Se a bola for apanhada após um drible, o jogador é obrigado a jogá-la em direção ao ringue ou a passá-la.
Se o limite de falta pessoal for atingido, o jogador é desclassificado. Se o limite de falta da equipe for atingido, cada falta subseqüente em seu desempenho é punida com duas cobranças de pênalti. No basquete, não é o número de faltas que conta (embora as estatísticas avançadas também contem isso), mas o número de pontos marcados. Depende de onde no chão o jogador atira a bola, assim como das outras facetas do jogo rápido.
A quadra de basquete está dividida ao meio, com cada lado tendo uma zona de três pontos. Três pontos são concedidos para qualquer tiro de fora deste arco e dois pontos se o tiro for feito de lá. Se a bola for perdida após uma falta, o jogador faz dois ou três lances livres. Portanto, um máximo de quatro pontos (três pontos + lançamento livre de bônus) pode ser marcado em um ataque.
Principais violações
As violações no basquetebol são uma ocorrência regular em quase todos os ataques. Na maioria dos casos eles são ruins para a equipe que os compromete, mas em certas circunstâncias eles se tornam um fator “X”. Aqui estão as principais ofensas:
➔ Falta. A falta é dada a um jogador por uma ação ilegal no ringue (golpe no braço, empurrando, jogo sujo). A falta é cometida tanto ao defender como ao ofender. Há um tipo de falta, técnica. Pode ser cometido por um jogador ou pelo treinador. A causa mais comum é a conduta anti-desportiva.
➔ Jogo sujo. Basicamente, esta ofensa ocorre quando um jogador com a bola em suas mãos excedeu o número de passos permitidos.
➔ Três segundos. Existe uma área especialmente colorida sob ambos os anéis – a zona de três segundos. O jogador ofensivo não pode permanecer ali por mais de três segundos.
➔ Oito segundos. Um jogador é obrigado a levar a bola de sua metade para a outra metade dentro de oito segundos. Se o jogador não o fizer, a posse é dada aos adversários.
➔ 24 segundos. Se uma equipe não jogar a bola fora em 24 segundos, a posse de bola é concedida aos adversários.
➔ Zona. Uma vez que um time tenha jogado a bola na metade adversária, não é permitido voltar à metade adversária até que o ataque tenha terminado. Uma exceção é se a bola ricocheteou de um adversário.
Estas são apenas ofensas básicas no basquetebol. Entretanto, o jogo inteiro se resume ao seguinte algoritmo simplificado: você deve mover a bola para a metade do adversário a tempo de conduzir seu próprio ataque, sem quebrar as regras do caminho.