O que você faz quando a descrição de uma vaga de emprego diz: “De preferência com diploma universitário” ou “exigimos o diploma universitário” e você não possui esse diploma?
A ótima notícia é que sempre existem maneiras de se conseguir um emprego sem precisar de um diploma universitário, mesmo que a descrição da vaga diga que é um requisito. Na verdade, alguns recrutadores dizem isso porque é mais fácil pedir um diploma do que pesquisar quais habilidades é mais valioso para o emprego.
Se você puder demonstrar que possui as habilidades e a experiência que são necessárias para o emprego, alguns empregadores ignorarão a falta do diploma.
Existem algumas coisas que você pode fazer durante a sua procura de emprego para conseguir ser contratado sem ter um diploma universitário. Confira:
Pergunte: Posso fazer o trabalho?
Antes de se candidatar a uma determinada oportunidade de emprego, você deve observar atentamente a descrição da vaga. Leia a descrição do cargo, observando em particular qualquer habilidade ou experiência “necessárias”.
Em seguida, pergunte a si mesmo: “Posso realizar o trabalho?” Se você tem habilidades necessárias para realizar esse trabalho, mas falta apenas o diploma universitário, vá em frente. Não custa nada tentar.
Considere fazer cursos
Mesmo que você não consiga obter um diploma de bacharel, você sempre pode dar pequenos passos em sua formação que impressionariam um recrutador ou gerente de contratação.
- Considere fazer cursos em seu nicho de mercado em uma faculdade local. Você pode incluir esses cursos na seção “formação” no seu currículo.
- Você também pode concluir programas de certificação relacionados ao trabalho que você quer e incluí-lo sem seu currículo. Muitos programas de certificação têm horários flexíveis e alguns são até online.
Se você tem alguma experiência universitária, pode dizer em seu currículo “bacharel em, por exemplo, ou listar os cursos relacionados que você fez.
Faça o que fizer, não minta. Não diga que você tem um diploma de bacharel se você completou apenas parte de seus estudos. Os empregadores irão verificar o seu histórico durante o processo de contratação.
Conecte suas habilidades a lista de empregos
Quando você não tiver os requisitos educacionais, certifique-se de mostrar como você é adequado para o trabalho de outra maneira. A melhor forma de fazer isso é conectar as suas habilidades e experiências à sua lista de empregos.
Inclua todas as palavras chaves da lista de empregos em seu currículo, principalmente palavras de habilidades. Por exemplo, se a lista de vagas disser que os candidatos precisam ter “experiência em análise de dados”, você pode mencionar seus anos de trabalho em análise de dados no resumo do currículo ou nos resumos dos empregos anteriores.
Faça networking profissional tanto quanto possível
O networking é uma boa maneira de conseguir uma entrevista de emprego quando você está se candidatando a uma oportunidade e não possui o diploma exigido. Adicionar um currículo no Linkedin é uma ótima estratégia para você fazer networking profissional
Deixe-os saber que você está se candidatando a vaga de emprego e veja se eles estão dispostos a escrever uma recomendação para você ou informar ao recrutador ou o gerente de contratação sobre você.
Recomendo que em sua carta de apresentação, você mencione que falou com essa pessoa sobre o trabalho.
Mantenha-se sempre positivo
Em sua carta de apresentação, evite focar na falta de um diploma. Frases como “Eu sei que não tenho um diploma de bacharel, mas…” apenas destacam a sua falta de diploma. Em vez disso, concentre-se nas habilidades que você possui e explique como suas experiências de trabalho o tornam um forte candidato para o trabalho.
Dicas para ter sucesso na entrevista de emprego
Se você conseguir a entrevista de emprego, ótimo! Aqui estão algumas dicas que vão ajudá-lo a impressionar o recrutador ou o gerente de contratação, mesmo que você não tenha o diploma de bacharel.
Confiança do projeto. Como a sua carta de apresentação, evite declarações defensivas como: “Eu sei que não tenho um diploma de bacharel, mas…” Só fale sobre a sua falta de diploma se eles perguntarem.
Confiança do projeto. Como sua carta de apresentação, evite declarações defensivas como: “Eu sei que não tenho um diploma de bacharel, mas…” Só fale sobre sua falta de diploma se eles perguntarem.
Concentre-se em suas habilidades e experiências. Ao responder às perguntas, tente mencionar as palavras chaves da lista de empregos. Certifique-se de destacar as suas habilidades e experiências que o tornam um bom candidato para o emprego.
Mostre como você agregará valor a empresa. Como você não possui o diploma exigido, você precisa ir além para mostrar que é a pessoa certa para o trabalho. Uma maneira de fazer isso é focar em como você agregará valor à empresa.
Talvez você tenha ajudado a reduzir custos ou aumentar a eficiência em outras empresas. Destaque essas experiências e explique que você também gostaria de agregar valor a esta empresa.
Prepara uma resposta para a provável pergunta. Embora você não queira enfatizar a sua falta de diploma de bacharel, o recrutador ou gerente de contratação pode perguntar sobre isso.
Você pode receber uma pergunta como: “Vejo que você não tem um diploma de bacharel. Você acha que isso vai atrapalhá-lo no emprego? Certifique-se de ter uma resposta preparada. Ao responder, tente novamente enfatizar as suas qualificações (em vez de focar nas desvantagens de não ter o diploma).