É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre um servidor, haja vista que esse é um conceito bem comum.
Por mais que você não seja da área de informática, esse é um daqueles conceitos que faz parte do dia a dia de quem utiliza a internet.
Mas, ainda que seja um conceito bem difundido, isso não quer dizer que todas as pessoas de fato entendam qual é a função do servidor.
A área de programação é formada por vários termos técnicos e que, ao longo do tempo, vem se tornando familiar para os que querem seguir carreira na área.
E é exatamente isso que acontece com o conceito de “servidor”. Mesmo porque, ao decorrer do aprendizado e ao longo da evolução na área, você vai aprender sobre algoritmos, algo que tem direta ligação com esse conceito.
Então, se você quer saber qual é a função de um servidor, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que você precisa saber.
O que é um servidor?
Caso você queira contratar uma empresa de TI em BH, então com certeza precisa conhecer melhor sobre esse conceito.
Para entender melhor, você pode remeter o servidor a um tipo de computador gigante, muito mais potente em relação ao processamento e armazenagem.
Eles operam de uma maneira bem semelhante às máquinas domésticas, o que acaba por permitir o processamento de dados e a execução de soluções que cada usuário solicita.
A principal diferença está no que se refere a potência de cada uma delas. Um servidor tem muito mais potência do que os desktops e notebooks.
Inclusive, diversas imagens de datacenters mostram diversos servidores, os quais se assemelham bastante aos desktops.
E é por essa razão que muitas pessoas ainda tendem a associar esses dois elementos, mas é importante saber que se trata de coisas diferentes.
Qual a função de um servidor?
O intuito da criação dos servidores era devido a alta necessidade de computadores de rede, mas para usos mais específicos, em especial para oferecer serviços centralizados.
Dessa forma, caso queira usar uma ferramenta em uma empresa, não é preciso fazer a instalação em cada uma dessas máquinas.
Na verdade, basta executar no servidor e, dessa forma, todos os computadores que estão conectados a essa rede, irão obter esses mesmos resultados.
Agora, em relação aos locais em que é possível usufruir de todos os benefícios que os servidores podem oferecer, citamos:
- Serviços de e-mail;
- Serviço de banco de dados;
- Sistemas de pagamentos;
- Aplicação de telefonia;
- Uso de Internet das Coisas;
- Hospedagem de internet;
- Armazenamento de arquivo local;
- Aplicações ERP para organizações etc.
Isso quer dizer que a instalação de servidores acaba sendo muito útil para diversas situações, haja vista que traz muitos benefícios.
Servidores: principais conceitos
Ao falar sobre servidores, acaba se tornando necessário compreender alguns conceitos que se interligam com esse tema.
Então, algumas outras coisas que você deve saber, a fim de aumentar o seu entendimento no assunto, são os seguintes:
Computação em nuvem
Hoje em dia, a computação em nuvem é um dos principais conceitos que se conectam aos servidores, em especial por conta do significativo avanço tecnológico.
Nesse caso, todos os dados da empresa devem ficar armazenados em servidores externos, ou seja, não estão sob controle do negócio.
Dessa forma, as empresas podem prover hospedagens de dados, protocolos de segurança e recursos, tudo de maneira remota.
Isso quer dizer que não é preciso que a sua empresa faça a manutenção deles, de maneira física.
Arquitetura cliente-servidor
Trata-se de um modelo que permite a aplicação distribuída de tarefas e funções de trabalho entre o cliente e o servidor.
É uma das ideias centrais da computação de rede, haja vista que permite sistemas de roteamento e acesso centralizado de todas as informações que circulam no local.
Acaba sendo uma arquitetura de aplicação distribuída em módulos. Nessa arquitetura, o servidor se ocupa pela manutenção de dados.
Alojamento web
O alojamento web está atrelado com a hospedagem de sites. Imagine se toda pessoa que quer ter um site precisasse de um servidor próprio. Seria algo muito complicado.
Para resolver esse problema, existe o alojamento web. É quando uma empresa oferece o serviço para que alguém possa deixar o site hospedado no local.