As novas tecnologias acabam despertando naturalmente a curiosidade das pessoas que não conhecem de fato como elas funcionam. Isso se torna ainda mais comum quando falamos de uma carreira que está em plena ascensão, qual seja a do profissional de marketing digital.
A partir disso, as pessoas começam a se questionar sobre quem trabalha com marketing digital é marketeiro, comunicador, mercadólogo ou publicitário?
Nos dias atuais, o profissional de marketing digital pode ser classificado a partir de várias nomenclaturas.
Sendo assim, podemos dizer que quem trabalha com marketing digital é uma pessoa de grande importância para qualquer empresa, uma vez que elas serão responsáveis por criar a identidade digital dos negócios desenvolvidos por ela.
Dessa forma, é de suma importância para o público leigo entender um pouco mais sobre quem trabalha com marketing digital é. A partir dessa caracterização, eles poderão aprender mais sobre essa profissão e entender os motivos que a fazem ser uma das principais carreiras do século XXI.
Portanto, para saber mais, continue lendo este texto e descubra todas as informações que separamos acerca do tema.
Veja também: O que são vendas Outbound e como fazer?
“Marketeiro” ou profissional de marketing?
Usualmente, a palavra “marketeiro” não é considerada uma palavra positiva quando se fala de alguém que trabalha na área de marketing.
Isso porque até pouco tempo, esse termo era usado de forma pejorativa para definir as pessoas que enganavam as outras prometendo soluções inexistentes.
Seus objetivos não estão alinhados com os interesses dos outros, e eles apenas usam o marketing como uma ferramenta para seu próprio ganho pessoal.
Usar termos de ‘marketeiro’ como o mencionado acima para designar um chefe de campanha pode afetar negativamente os profissionais honestos que trabalham na área.
Isso porque, como dito, tais palavras são usadas principalmente para designar pessoas que estão à frente das campanhas de políticos e que muitas vezes estão ligados a casos de corrupção.
Por outro lado, o melhor termo a ser usado para designar as pessoas que trabalham nessa área é “profissional de marketing”. Esse termo permite afastar o estigma que recaiu sobre os trabalhadores dessa área, de modo que eles deixem de ser vistos como enganadores ou golpistas.
Como as antigas técnicas de marketing foram usadas para enganar os consumidores, a imagem de um profissional de marketing está desatualizada e precisa passar por uma reciclagem.
Ao invés do nome “marketeiro”, os profissionais preferem ser chamados de “especialistas ou profissionais de marketing”. Essas pessoas não prometem mais resolver todos os seus problemas com uma solução que não funciona.
Os novos profissionais estão prometendo estudar métodos e estratégias que possam auxiliar uma empresa na hora de ganhar destaque no mercado que já está extremamente concorrido.
O que fazem esses profissionais?
Os profissionais que atuam no marketing têm a responsabilidade de alavancar uma marca e fazer com que ela se torne referência de mercado.
Isso acontece por meio do estímulo ao desejo pelos serviços e produtos que ela comercializa, assim como pela relação que o público-alvo tem com ela.
Em outras palavras, esse profissional irá estreitar os laços com os consumidores.
Aquelas pessoas que desejam atuar nessa área devem ser imparciais, criativas e éticas, além de estar a par das principais novidades disponibilizadas no mercado.
Também devem saber aproveitar as melhores oportunidades, identificar todas necessidades da empresa e atender aos anseios do consumidor
Afinal, aquelas pessoas que atuam como profissionais do marketing, o que elas necessariamente fazem?
Como dito anteriormente, esses profissionais atuam ativamente no desenvolvimento interno das empresas, principalmente no que diz respeito à adoção de estratégias que possam trazer mais visibilidade para o negócio.
Portanto, são profissionais capazes de aumentar o lucro de uma empresa de maneira exorbitante.
Afinal, quem trabalha com marketing digital é…?
Ao falar sobre esses profissionais, a pergunta que vem à cabeça de pessoas leigas é: quem trabalha com marketing digital é? Se o termo “marketeiro” está obsoleto e é considerado pejorativo, como um profissional de marketing deve ser chamado? Para oferecer uma resposta a essa pergunta, é necessário entender de onde eles vêm e o que eles fazem.
Os profissionais que atuam no setor de marketing não precisam de um diploma de curso superior para exercerem a sua profissão. Isso significa que eles não precisam passar 4 anos em uma faculdade e se formarem em marketing digital para que possam iniciar os seus trabalhos na área.
No entanto, eles vêm do campo da comunicação social e de áreas correlatas – portanto, também podem ser chamados de comunicadores, administradores ou anunciantes.
É muito importante saber que o marketing é considerado como sendo uma área de gestão empresarial cujo principal objetivo é a comunicação, criação e inovação, capazes de fornecer aos interessados os produtos e soluções da melhor qualidade de que necessitam.
Dessa forma, os profissionais que atuam na área de marketing precisam ter uma visão estratégica de todos os processos da empresa, para que então seja possível entender o comportamento consumidor e oferecer a este consumidor uma solução em conformidade com o seu problema.
Lembrando que eles costumam atuar nas diferentes áreas, como é o caso do marketing para médicos, engenheiros, advogados, etc.
Quero ser um profissional da área de marketing: o que fazer?
Como já mencionamos, profissionais que atuam nesta área geralmente possuem experiências em diversos campos de atuação. Sendo assim, você vai precisar de bastante flexibilidade na hora de buscar conhecimentos em diferentes segmentos, como computação, comunicação, escrita, interação e muito mais.
Algumas características são comuns para os profissionais de marketing digital. Abaixo, separamos algumas delas que você precisará desenvolver ao longo da sua jornada para entregar aos clientes os melhores resultados possíveis:
- Realizar a identificação de um mercado, bem como aprender sobre os principais comportamentos que estão presentes nele;
- Analisar o potencial e o tamanho do mercado, bem como fazer projeções para o futuro;
- Fazer ajustes na marca, para que seja possível melhorar o posicionamento dela;
- Ter noções da matriz SWOT, ou seja, saber analisar as força e as fraquezas da empresa, bem como as ameaças e oportunidades;
- Criar e pôr em prática estratégias capazes de atrair e de fidelizar os clientes;
- Analisar os resultados em adotar estratégias e ajudem a melhorá-lo.
Ao conseguir desenvolver todas essas características, será possível perceber uma mudança significativa na forma de analisar e oferecer soluções adequadas para os contratantes dos seus serviços. Isso porque, o desenvolvimento das características implica em uma evolução e especialização dos profissionais que trabalham com marketing digital.
Conclusão
Diante de tudo que foi trazido neste texto, é possível identificar a função do profissional de marketing digital, bem como a importância desempenhada por ele na hora de aumentar os negócios de uma empresa através da publicidade nas mídias digitais.
Em outras palavras, podemos dizer que esses profissionais são imprescindíveis para o sucesso de uma empresa na atualidade, uma vez que tudo é encontrado na internet.
Somente com a ajuda dos profissionais de marketing digital é que a empresa poderá melhorar o seu posicionamento nas redes, assim como fazer com que mais pessoas possam acessar os seus serviços e encontrá-la com mais facilidade.
Dessa forma, se você estava em dúvida sobre o que quem trabalha com marketing digital é, agora você pode sanar essa dúvida.
Se você leu até aqui, esperamos que goste do conteúdo e compartilhe com os seus amigos.