Se destacar no mercado digital é um desafio para as empresas, sobretudo no período pós covid-19. Para elas, o principal objetivo é se manter atualizado a todas as transformações do mercado. Essas mudanças impulsionaram diversos negócios a contar com uma ferramenta CRM no dia a dia delas.
Para empresas digitais, a importância do CRM é percebida em diferentes setores do empreendimento, como vendas, marketing, UX e até logística. Conforme os dados apresentados pela ferramenta, um negócio pode se planejar para que se torne ainda mais relevante para os clientes.
E isso é mais simples de ocorrer quando uma companhia sabe quem se relaciona com ela e conhece profundamente os desejos e dores do cliente.
Na visão do Day Answer, com um bom software CRM, uma empresa digital consegue economizar recursos financeiros e algo muito mais relevante atualmente: o tempo.
Abaixo, em destaque, estão algumas das razões pelas quais o CRM é tão relevante para negócios do mercado digital.
1 – CRM aproxima empresas digitais dos clientes certos
Quem trabalha com vendas no mercado digital sabe quanto os clientes são dispersos. Eles, principalmente os jovens, não têm muito tempo livre para interagir com apenas uma empresa. Hoje, nenhuma pessoa abaixo de 20 anos passa horas em frente à TV, como ocorria nos anos 80 e 90.
Dessa forma, para que uma empresa consiga impactar esse consumidor 2.0, é preciso investir em planejamento. Se antes bastava um comercial no Fantástico para atingir milhões de pessoas, em 2022 é preciso se conectar ao cliente de maneira individual.
Para isso, é necessário conhecê-lo a fundo. Como? Por meio de uma ferramenta CRM.
Nenhum software é tão específico para promover o relacionamento com o cliente como este.
Uma das principais vantagens desta plataforma é manter todas as informações do cliente armazenadas em um só lugar. Se um gerente de vendas, por exemplo, quiser saber sobre o histórico de compras e as interações do cliente, com poucos cliques ele consegue essa informação em tempo real.
Com isso, vendedores e a equipe comercial têm os dados necessários para investirem nos clientes que podem trazer melhores resultados em vendas. Por meio da ferramenta CRM, as empresas digitais podem responder direto da plataforma, sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro.
Basta realizar a integração com redes sociais como o Facebook, Instagram e Whatsapp. Ao oferecer o melhor atendimento e experiência de compra, pesquisas apontam que as empresas têm maiores índices de fidelização da clientela.
2- Aumento da produtividade
Empresas digitais muitas vezes têm o quadro de funcionários enxuto, sobretudo startups. Para elas, o lema é fazer mais com menos. Sempre. Com o apoio da ferramenta CRM, esses negócios podem automatizar tarefas repetitivas. Elas consomem tempo, recursos financeiros e atrasam projetos mais importantes.
A equipe de marketing, por exemplo, pode programar o envio de e-mails para uma base de clientes que está inativa há semanas. Já o time de vendas não precisa mais se preocupar em gastar horas para a geração de relatórios. Essas informações são apresentadas em poucos segundos pela plataforma, assim como o funil de vendas digital.
Por outro lado, todos os integrantes conseguem ter mais tempo para se dedicar a projetos mais relevantes para a empresa, como a captura de leads. É possível ainda criar tarefas específicas para determinados funcionários, como a realização de um trabalho específico e agendamentos de reuniões.
3 – Retenção de clientes
A retenção de clientes é vital para empresas digitais. Sem esse movimento, muitos negócios acabam falindo nos primeiros anos de vida. Por outro lado, dados apontam que empresas que possuem CRM têm maior capacidade de manter consumidores em sua base.
Por meio dessa ferramenta, qualquer negócio, seja pequeno, seja grande, pode se relacionar com o cliente com muito mais rapidez. E estar em contato com essas pessoas mostra a importância da comunicação para vendas.
Segundo estudos, a maioria dos clientes toma uma decisão de compra baseado no retorno da empresa. Com isso, empreendimentos que estão sempre disponíveis e oferecem atendimento 24/7, têm maiores chances de reter e captar clientes.
4 – O CRM auxilia na tomada de decisões
Em resumo, o software CRM serve para organizar os dados dos clientes. Portanto, além de manter essas informações no mesmo local, um dos principais benefícios da ferramenta é a contribuição para insights valiosos.
Ao se depararem com os diversos relatórios gerados pela plataforma, os gestores podem avaliar qual é a melhor decisão para o futuro de uma empresa digital. Em vez de ações sem justificativas, com o CRM esses negócios encontram razões técnicas para cada investimento.
Esses dados servem ainda para a tomada de decisões internas. Se o software aponta que certo funcionário ou certa equipe apresenta desempenho abaixo do esperado, os gestores podem avaliar o que tem prejudicado seus colaboradores.
Portanto, como visto ao longo desse artigo, o CRM é uma ferramenta multiuso. Ideal para ajudar as empresas digitais a venderem mais e a se comunicarem melhor.