O Instagram deixou de ser apenas uma rede social de fotos – e exibicionista – para se tornar um poderoso aliado de marketing e vendas para o e-commerce.
Com isso, muitos e-commerces começam a aparecer na plataforma para atrair o público para seu perfil no Instagram. Isso é conseguido através do forte apelo visual que as redes sociais possuem e das marcas que direcionam o tráfego do Instagram para o site postando fotos em seus perfis.
Para transformar o Instagram em uma super vitrine de vendas, os varejistas precisam entender as especificidades dessa rede social e seguir algumas estratégias que irão destacar sua marca e capitalizar seu negócio.
1. Perfil no Instagram: Hashtags
Depois de editar a imagem, é hora de pensar na descrição. As instruções devem ser tão claras e objetivas quanto possível para evitar confusão e inconsistência. Por isso, é importante evitar ambiguidades e pesquisar os termos e a linguagem que melhor se adequam ao seu público-alvo.
Após a criação do título, as hashtags (palavras-chave que atuam como tags de conteúdo) devem ser usadas. Eles têm um grande impacto quando se trata de gerar engajamento no Instagram, pois muitos usuários tendem a pesquisar neles tópicos de interesse para eles.
Lembre-se que o app permite até 30 hashtags por foto, mas é recomendado no máximo 5, sempre após a descrição.
Ao defini-los, procure tópicos relevantes para seu conteúdo e hashtags que estão em alta no momento. Por fim, crie um rótulo exclusivo para sua marca para reforçar o conceito escolhido para que seus clientes possam citar seu e-commerce e postar fotos de seus produtos.
2. Fotos
O sucesso de uma marca tem tudo a ver com branding, onde a imagem é um dos elementos chave na criação de uma identidade visual que a represente verdadeiramente. Então, antes de começar a postar fotos, tente entender e definir o conceito do seu perfil no Instagram e o sentimento que você quer evocar entre seus clientes.
Além de usar o Instagram para promover seus produtos, as fotos também devem representar um estilo de vida alinhado à sua marca.
Quando esta etapa estiver concluída, você poderá começar a fazer fotos. Para isso, tenha sempre em mente que o toque humano é muito importante para que você possa aproximar sua marca das pessoas.
Para isso, você pode postar imagens do processo de fabricação do seu produto e até mesmo interagir com os funcionários nos bastidores do perfil no Instagram. Boa iluminação, técnicas básicas de fotografia e filtros podem tornar uma imagem mais atraente.
3. Stories
Outra forma eficaz de divulgar sua marca é por meio de stories disponíveis 24 horas por dia. Além dos filtros divertidos, existem alguns recursos diferentes para tornar seu perfil mais interativo para seus clientes. Este recurso permite inserir links. Para isso, sua conta deve ter mais de dez mil seguidores e/ou ser verificada.
Além disso, o Instagram passou a oferecer o IGTV, uma extensão focada em divulgar vídeos mais longos com duração de até uma hora. Ao contrário dos Stories, esse formato não exclui postagens após 24 horas.
4. Horário e Local
Além do conteúdo, é preciso desenvolver uma estratégia para ganhar visibilidade. Uma das maneiras de fazer isso gratuitamente é usar a opção “Adicionar local” do Instagram em suas fotos. Dessa forma, o interesse dos clientes pode ser despertado próximo ao centro de distribuição, permitindo que a perfil no Instagram conquiste primeiro o favor da população local.
Além disso, é necessário planejar a publicação e saber o número de postagens. Quando muitas fotos são postadas seguidas (uma prática chamada inundação), os usuários geralmente deixam de seguir a marca. Os clientes são conquistados não pela persistência, mas pelo conteúdo memorável.
Para aumentar o engajamento, é necessário pesquisar os melhores horários para postar. Embora não haja recomendação oficial, o número será maior em determinados horários do dia e da semana.
O Instagram tende a ser mais influente depois de sair do trabalho e nos finais de semana, lógica que não necessariamente se repete em outras redes sociais. Mas é preciso testar as preferências do público.