Todos temos um conjunto de características que nos torna únicos e identificáveis: nome, aspectos da personalidade, aparência etc. A identidade visual de um negócio serve ao mesmo propósito: ela é responsável por diferenciar a empresa da concorrência e deixar uma marca no mercado. Essa é a principal importância da identidade visual.
Quando bem feita, ela consegue envolver os sentidos do seu público-alvo, gerando confiança e convertendo novos clientes com maior facilidade. Criamos este artigo para te ajudar a entender melhor como criar uma identidade visual de sucesso. Se quer saber mais sobre como a identidade visual consegue ajudar a sua empresa, continue com a leitura e faça um bom curso de e-commerce!
O que é identidade visual?
Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos como cor, fontes e formatos responsáveis por transmitir os valores e mensagens de um negócio, garantindo que sua imagem seja coerente e consistente.
Cada negócio tem o objetivo de construir uma reputação e posição no mercado, e isso só é possível por meio da identidade visual. Trabalhar a estética da marca é crucial para injetar alma ao projeto, criando associações e memórias poderosas na cabeça da sua audiência.
Qual a importância da identidade visual?
É bastante comum que clientes se apaixonem por marcas por se identificarem com sua estética, valores ou filosofia. Uma identidade visual bem elaborada pode cativar seu público e informar visualmente a que serve sua empresa, agregando mais valor ao seu produto.
Pense em marcas como a Apple. Ao primar por uma proposta minimalista na sua estética geral, a Apple conquistou mais do que milhões de consumidores por todo o mundo: ela conseguiu recrutar seguidores fiéis que esperam ansiosamente pelos próximos lançamentos da marca.
O mesmo fenômeno pode ser observado com a Starbucks. A identidade visual dos seus copos e logotipo cativaram milhões de clientes, gerando a ideia de que consumir seus produtos é uma experiência exclusiva e esteticamente agradável.
Vantagens de uma boa identidade visual
- Agregar valor aos produtos por meio de visuais criativos;
- Transmitir maior profissionalismo ao mostrar consistência em todos os canais de comunicação;
- Estimular novas compras ao fixar sua empresa na mente dos seus clientes;
- Promover identificação estética com seu público, ocasionando em uma experiência de consumo mais satisfatória;
- Construir laços emocionais com o cliente, assegurando maior lealdade no futuro.
Principais elementos da identidade visual
1. Cores
As cores que compõem a identidade da sua marca são mais que um elemento estético: através delas é possível transmitir mensagens, gerar emoções e chamar a atenção do seu público.
Pense em empresas como o McDonald’s, que têm cores bem definidas usadas em todos seus produtos e campanhas publicitárias. A cor amarela é conhecida por se destacar e carregar consigo a ideia de energia e otimismo. O vermelho, por sua vez, carrega mensagens relacionadas à paixão e à urgência.
Por isso, recomendamos que você conheça a psicologia das cores e escolha as que têm efeitos emocionais que façam sentido com a proposta do seu negócio. Para te ajudar, existem ferramentas online capazes de criar combinações de cores exclusivas para aplicar nas suas plataformas, como é o caso do gerador de paleta de cores.
2. Tipografia
A tipografia, ou seja, a fonte usada pela marca, é outro pilar da identidade visual. Sendo responsável por dar personalidade ao texto, a forma como a tipografia é aplicada (maior, menor, itálico, negrito) também possui o papel de hierarquizar informações e causar reações emocionais na sua audiência.
Além disso, pense em tipografias marcantes como a da Coca-Cola. Mesmo que seja usada com um texto diferente, é muito provável que você reconheça a fonte usada. Isso é o quão marcante a fonte de uma identidade visual pode ser.
3. Formas
As formas da sua identidade visual também são de grande importância. Isso porque o cérebro humano naturalmente distingue e memoriza diferentes formatos, captando mensagens emocionais importantes sobre um determinado negócio.
Conhecendo bem as mensagens emocionais de cada formato, é possível transmitir mensagens marcantes para seus clientes, mesmo sem dizer uma única palavra. O círculo, por exemplo, costuma ser associado a modernidade, continuidade e fluidez. O quadrado, por sua vez, costuma ter associações relacionadas a segurança, solidez e equilíbrio.
4. Logotipo
De todos os elementos, o logotipo talvez seja o mais importante. Afinal, ele é a imagem principal que representará a empresa diante dos consumidores. O logo é a primeira impressão de um empreendimento diante de potenciais clientes e é a base da identidade de uma marca.
Um bom logo pode captar a atenção e comunicar os valores de uma empresa de forma interessante e criativa, marcando seu negócio na memória do seu público-alvo — por isso, ele precisa ser muito bem pensado. Por sorte, hoje é possível criar logos de aparência profissional sem tanto esforço ou dinheiro, com o uso de ferramentas virtuais como o criador de logo.
Separamos também, uma ferramenta gratuita de gerador de slogan que irá lhe ajudar com sua identidade visual.
Já sabe a importância da identidade visual?
Se oferecer um bom serviço ou produto é importante, comunicar visualmente e de forma eficaz as mensagens e valores da sua empresa é ainda mais. A experiência de vender um produto deve envolver fatores racionais, mas também emocionais — e isso passa pela construção de uma identidade visual agradável e eficaz.
Esperamos que você tenha entendido tudo sobre a importância da identidade visual. Com nossas dicas sobre a importância da identidade visual, será possível criar uma que potencialize seu empreendimento e encante seus clientes, destacando-o da concorrência.