Quase toda empresa, mesmo sem saber, acaba aplicando controladoria e finanças na gestão empresarial da sua entidade. Mas nem em todo o caso essas atividades são realmente postas para funcionar.
E o pior que, ao deixar de utilizá-las, é possível colocar em perigo a parte de desenvolvimento, o crescimento e a sobrevivência da sua corporação, terminando, enfim, na falência.
Por conta disso, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, a relação que controladoria e finanças possuem com a gestão empresarial, permitindo reavaliar o planejamento do seu negócio.
Aproveite e boa leitura!
Controladoria e finanças são importantes
Ainda que pareça exagerado falando assim, estas são de suma importância quando falamos do ponto estratégico de uma empresa. De um modo geral, controladoria e finanças estão relacionados, o que agrega lucratividade, eficiência produtividade e redução de custos para a entidade.
Ao mesmo tempo, o processo de decisão é simplificado, por que os dados que estão a disposição e serão analisados de maneira precisa antes de definir o melhor rumo possível para a corporação.
Então, qual é o papel desse recurso na gestão empresarial? Quais são os benefícios oferecidos? Como isso contribui para o planejamento financeiro da companhia? Essas entre outras perguntas que iremos responder.
Controladoria e finanças: o que é controladoria?
Antes de mais nada, é preciso explicar do que se tratam ambos os conceitos, e começaremos por controladoria.
Está se trata de uma função composta por diferentes atividades, que trabalham com métodos de administração, contabilidade e outras áreas Seu objetivo trata-se de otimizar a gestão empresarial a partir de planejamento, execução e controle para subsidiar as tomadas de decisão acertadas.
Por contar com diferentes profissionais, esse setor gerencia e analisa atividades de curto a longo prazo praticadas dentro da própria entidade. Além disso, ainda ajuda a consertar erros executados e aumentar as chances de acerto.
Por isso, o trabalho vai além dos aspectos burocráticos, como cálculo e controle financeiro e de outros custos operacionais, contratação de colaboradores novos, compra de materiais ou ainda monitoramento de finanças.
Na verdade, oferece uma visão sistêmica, que abrange o conhecimento da cadeia de valor da organização e do mercado. Diante deste contexto, suas principais funções neste setor são:
- Desenvolver, manter e sistematizar planos operacionais condizentes com os objetivos organizacionais, isto é, que esteja relacionados à missão da própria companhia;
- Organizar, avaliar e compreender os dados coletados a fim de tomar decisões mais corretas e assertivas e gerar demonstrações exigidas da pelos stakeholders;
- Atualizar custos gerenciais do negócio, para que as informações possam se manter seguras e ainda sirvam de base para o controle da entidade.
- Supervisionar impostos e manter um relacionamento com auditores externos e internos, ao mesmo tempo que consegue realizar o monitoramento das funções da tesouraria;
Além destes propósitos, existem outras funções em adicional que podem ser agregadas pelos profissionais da controladoria. Algumas dessas são:
- Gestão da cobertura de seguros;
- Condução de ofertas públicas de títulos;
- Tratamento com possíveis investidores e credores;
- Delimitação dos valores de crédito dos clientes;
- Gerenciamento dos investimentos da empresa;
Controladoria e finanças em conjunto
Quando as finanças e a controladoria se encontram e se tornam interligadas, o resultado é o aumento da competitividade da entidade, com uma grande melhoria na produtividade, eficiente e qualidade, que tem um grande impacto sobre a lucratividade da própria empresa.
Portanto, estas têm um papel estratégico fundamental para que um negócio possa persistir e sobreviver no mercado, sendo necessário possuir alguém que mantenha o controle sobre estas.
Este profissional chamado de controller deverá possuir conhecimentos amplos sobre o setor de atuação e gestão, garantindo que a avaliação de indicadores gerenciais e um detalhamento claro das informações possa ser feito. Além disso, isso tornará possível prever problemas e implementar melhorias que visam ao crescimento organizacional.
Qual é o papel da controladoria e finanças?
Uma empresa pode ter um setor específico ou trabalhar a partir da premissa da controladoria. Em qualquer um dos casos o propósito é reunir informações com base em padrões de análise técnica que embase as decisões.
Por conta disso a contabilidade, a matemática, o direito tributário e a administração serão os pilares mais importantes e que devem ser mantidos sempre em mente ao se trabalhar com estes.
Também será preciso que o profissional que venha a trabalhar como este deverá também considerar alguns critérios técnicos importantes sobre o assunto, como as responsabilidades que o papel traz consigo, por exemplo.
Controladoria e finanças são necessárias em todas as empresas
Como podemos observar, estes trazem pontos muito relevantes que irão elevar, e muito, o fator competitivo dentro da sua empresa. Empregá-los de maneira eficiente garantirá não apenas a sobrevivência, mas o destaque no mercado.
E para aqueles que desejam adentrar ao mercado, aqui na CashMe oferecemos ótimas oportunidades para que você inicie seus passos com o pé direito. Conosco você vai mais longe!
Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente! Compartilhe e deixe a sua opinião, queremos saber.
Saiba mais sobre o empréstimo de 200 mil reais