Você conhece as regras de sorteio no Instagram para realizar promoções com seus seguidores e impulsionar a sua marca?
O Instagram é uma das melhores redes sociais para quem quer se destacar com um empreendimento online. Ou até mesmo se tornar um influenciador digital.
Afinal, a plataforma tem diversas ferramentas que facilitam o dia a dia das empresas com contas na rede social. Uma dessas ferramentas é justamente o sorteio do Insta, que gera engajamentos e amplia o alcance da sua marca.
Mas, existem regras de sorteio no Instagram que devem ser seguidas tanto por criadores de conteúdo quanto pelos participantes. Continue lendo e confira.
O que é e como funciona o sorteio de prêmios no Instagram
Um sorteio no Instagram é um evento online promocional onde pessoas físicas e jurídicas oferecem prêmios a seus seguidores. Esses sorteios são cada vez mais populares, pois a cada dia aumenta o número de usuários interessados em participar.
Afinal, da mesma forma que as rifas, os sorteios do Instagram também selecionam o vencedor de forma aleatória. Já os prêmios podem incluir produtos, serviços e outros benefícios oferecidos pelo criador do sorteio.
Para fazer a seleção do ganhador são utilizados sistemas online de sorteio. Método que garante que todos os participantes tenham a mesma chance de ganhar.
Regras de sorteio no Instagram: exigências dos criadores da promoção para os participantes
Usuário que pretende participar desses eventos online deve conhecer as regras de sorteio no Instagram feitas pelos criadores da promoção. Isso porque os idealizadores dos sorteios tem seus próprios objetivos a alcançar, como segue:
- Sorteios promovidos por pessoa física: o principal objetivo é conseguir novos seguidores;
- Os sorteios promovidos por pessoa jurídica: o objetivo principal é um aumentar o alcance da marca.
Então, é comum que os criadores de sorteios no coloque em algumas condições para participação do usuário. Isso inclui seguir a página que realiza o sorteio, curtir, comentar e marcar amigos na postagem e ter o perfil público.
Essa última exigência é para que os criadores de conteúdo possam conferir se o participante cumpriu todas as regras. Por exemplo: se o perfil está seguindo a página que fez a promoção. Além de facilitar o contato com o usuário ganhador.
Regras de sorteio no Instagram para os criadores de conteúdo
No entanto, os participantes não são os únicos que devem prestar atenção as regras de sorteio no Instagram. Já que existem algumas exigências que todo criador de conteúdo deve cumprir.
O objetivo dessas regras é assegurar a idoneidade dos eventos de sorteio. E proporcionar um ambiente seguro para os usuários do Instagram.
Confira.
1. A responsabilidade sobre o evento
Essa é uma das principais regras de sorteio no Instagram. E determina que o criador do sorteio é totalmente responsável pela idoneidade do evento.
Isso significa que a responsabilidade dele garantir que o evento seja lícito, que o sorteio seja justo e os prêmios entregues.
O criador também é responsável por conhecer as regras oficiais do Instagram. E também os termos necessários para qualificação, como a idade mínima para participar.
2. Regras de sorteio no Instagram e a responsabilidade da rede social
Essa regra determina que o criador de um sorteio deve estar ciente que o Instagram não administra tais eventos. A rede apenas disponibiliza as ferramentas necessárias e permite o uso.
Para realizar promoções comerciais como essas também é preciso obter autorização online no Sistema de Controle de promoções comerciais – SCPC.
Essa tarefa também é responsabilidade do criador e o Instagram não orienta nem ajuda na obtenção das autorizações necessárias.
3. Marcações inadequadas são proibidas
As regras de Sorteio no Instagram também determinam que marcações inadequadas são proibidas. Ou seja, você não pode criar um conteúdo que confunda o usuário apenas para que ele faça marcações na sua postagem.
Dicas finais
Criar um sorteio no Instagram simples, mas é preciso ter alguns cuidados para que tudo dê certo.
Cuidado com os direitos de imagem, mas não é só isso.
Lembre-se também que todo conteúdo deve ser original, o que inclui usar apenas imagens e vídeos de sua autoria ou livres de direitos autorais, para depois não ter que gastar dinheiro com consultorias com advogados para resolver as questões jurídicas de violação de direitos autorais.
Ficou com alguma dúvida sobre as regras de sorteio no Instagram? Comente!